Home > Notícias

Update no GNOME favorece Linux em empresas

Atualização do ambiente para Linux traz funções de controle para administradores de rede, janelas melhoradas e novidades em cliente de VoIP

22/02/2006 às 12h38

Foto:

A próxima versão do GNOME, ambiente para desktops Linux, promete uma variedade de características amigáveis ao usuário, incluindo uma nova versão de cliente de VoIP (voz sobre IP) e apresentação de janelas mais sutil.

O GNOME 2.14, previsto para 15 de março, também pode ganhar pontos com os administradores de redes corporativas.

A versão trará um editor chamado Pessulus, que permite aos administradores desabilitar o acesso a funções das quais o usuário não precisa em um ambiente corporativo, como acesso às linhas de comando.

Outra função, chamada Sabayon, permite ao administrador criar perfis de grupo para os usuários e definir configurações padrão para eles, que podem ser facilmente editadas e atualizadas.

Davyd Madeley, um dos desenvolvedores do software, descreveu os planos para os recursos no blog GNOME.

O Linux teve progressos consideráveis em servidores, mas sua adoção em desktops ainda é lenta, devido a preocupações sobre facilidade de uso e interoperabilidade.

Em seu segundo beta, a aplicação de VoIP do GNOME, chamada Ekiga, suporta SIP (Session Initiation Protocol), protocolo de camada de aplicação para interação com redes de telefone, escreveu Madeley. Os usuários podem se cadastrar para ter uma cliente SIP no site Ekiga.net.

O gerenciador de janelas do GNOME, Metacity, foi modificado para tornar mais fácil manipular e empilhar as telas.

Elas não quebram mais ao serem redimensionadas em função de melhorias na forma como são trabalhadas pela memória, escreveu Madeley.

O novo GNOME traz ainda o Deskbar, painel que dá acesso rápido no desktop a mecanismos de busca e aplicações.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail