Home > Notícias

Mercado de TVs LCD cresce 141% no ano e Sony assume liderança

Líder de mercado desde o surgimento das TVs LCD, a Sharp caiu para a terceira posição, atrás também da Philips. Mercado cresceu 141% no ano, totalizando 21,2 milhões de unidades vendidas, diz DisplaySearch

23/02/2006 às 11h43

Foto:

Pela primeira vez, a Sony ultrapassou a Sharp na liderança do mercado de TVs LCD tanto em receita quanto em volume, segundo a empresa de análise de mercado DisplaySearch.

A Sony atingiu, no quarto trimestre de 2005, uma participação de mercado de 19% em receita, frente aos 13% que possuía no mesmo período do ano anterior, quando ocupava o quarto lugar do mercado.

Em volume de vendas, a companhia cresceu de 8,7%, no terceiro trimestre, para 14,6%, nos últimos três meses do ano. Os principais motivos, segundo o DisplaySearch, são o sucesso da linha Bravia, a aposta em modelos de grande porte e a joint venture com a Samsung para produção de telas

A Sharp, que liderou o mercado desde o surgimento dos equipamentos LCDs, caiu para o terceiro lugar, atrás da Sony e da Philips. A participação da companhia em unidades caiu de 18% (no terceiro trimestre) para 13,6%, no quarto trimestre.

Já a Philips permaneceu em segundo lugar, com 14,2% de participação. A Samsung (11,6%) e a LGE (6,5%) ocuparam, respectivamente o quarto e o quinto lugar.

As vendas mundiais de TVs LCD superaram as expectativas para o quarto trimestre, com aumento de 58% em volume e um recorde de 8,6 milhões de unidades. No ano de 2005, o total de vendas foi de 21,2 milhões de unidades, um aumento anual de 141%.

A forte competição entre os fornecedores e a conseqüente queda de preços pode levar o mercado a dobrar de tamanho em 2006, atingindo vendas de 42 milhões de unidades, segundo o DisplaySearch. *Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail