Home > Dicas

Fotografe imagens de sua televisão

Capturar boas imagens da tela de sua TV pode ser uma tarefa difícil. Veja algumas dicas para ajudá-lo

Dave Johnson – PC WORLD/EUA

23/02/2006 às 17h51

Foto:

V Foto 1 - 200xMuito provavelmente você já tentou tirar fotografias de imagens da tela de sua televisão. E é ainda mais provável que você tenha enfrentado dificuldades para conseguir um bom resultado. A maioria das tentativas mais simples terminam produzindo algo como a imagem ao lado. Por que?

Bem, a imagem de uma televisão comum é gerada da parte de cima da tela para a extremidade inferior, uma linha por vez. A atualização acontece cerca de 30 vezes por segundo. Sendo assim, é fácil de perceber o que deu errado: a foto foi tirada com uma velocidade do obturador muito rápida, de modo a capturar a TV no meio do ato de formação da imagem.

Felizmente, a solução é simples. Para capturar uma imagem sólida e completa da tela da TV com sua câmera digital, use uma velocidade do obturador inferior a 1/30 de segundo.

A forma mais fácil de se fazer isso é usar sua câmera no modo de prioridade do obturador (shutter priority), normalmente identificado pela letra S. Em seguida, use os controles da câmera para modificar a velocidade para algo como 1/15, 1/20 ou 1/25.

Em condições normais, o uso da velocidade 1/30 será ainda um pouco rápido e pode deixar uma faixa branca em algum ponto da foto. Por outro lado, uma velocidade muito baixa provocará uma fotografia borrada, influenciada pelo movimento da imagem do vídeo.

TV Foto 2 - 200xNos meus, verifiquei que 1/15 e 1/20 são as velocidades ideais para a maioria das situações. A imagem ao lado foi capturada em 1/20. Como podemos ver, é uma enorme evolução em relação ao primeiro exemplo. Se sua câmera não tem um modo de prioridade para o obturador, provavelmente o modo manual permitirá o ajuste da velocidade.

Atenção aos detalhes

Outro ponto importante, uma vez que você estará agora fotografando com velocidades mais baixas, é o uso de um tripé, que evitará tremores na imagem. Além disso, a presença de iluminação direta contra a tela da televisão vai gerar reflexos que podem estragar a foto. Portanto, desligue as luzes da sala, fotografe à noite ou com as janelas e cortinas fechadas.

TV Foto 3 - 200xÚltima observação: as modernas televisões digitais de plasma ou cristal líquido não causam os mesmos problemas dos modelos tradicionais de tubo (CRT). Isso acontece porque tais aparelhos criam as imagens por meio de um sistema chamado progressive scan, que refaz cada quadro de uma só vez, não linha a linha. Ao fotografar uma tela de plasma ou LCD, portanto, não se preocupe com a velocidade do obturador. Ao lado, um exemplo de uma foto tirada de uma TV de plasma com a câmera em 1/60.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail