Home > Dicas

Crie várias pastas ao mesmo tempo

Um simples arquivo batch de três linhas pode suprir uma deficiência do Windows Explorer, a falta de um comando para criar muitas pastas de uma só vez

PC WORLD/EUA

24/02/2006 às 14h46

Foto:

O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do sistema operacional da Microsoft, é fácil de usar, mas tem algumas limitações. Uma ausência sentida é um comando para a criação rápida de múltiplas pastas. Felizmente, porém, é possível criar este recurso de forma relativamente simples, apenas com a criação de um arquivo batch. Antes de começar, vale fazer um backup do registro.

Criar muitas pastas - 200x250

O arquivo batch com a instrução para criação simultânea de várias pastas— incluindo subpastas dentro destas novas pastas — requer apenas de três linhas. Para criá-lo, abra o Bloco de Notas ou seu editor de texto favorito e, na primeira linha, digite @echo off. Pressione <Enter>. Na segunda linha, digite set /p name=“Type folder name(s): ”. (Use aspas normais. Se você estiver usando o Bloco de Notas, deverá obtê-las automaticamente.) Quando você executar o arquivo batch, esta linha pede que você digite um ou mais nomes para suas novas pastas e armazena-os na variável “nome”. Pressione <Enter> novamente e, na terceira e última linha do arquivo batch, digite md %1\%name% e pressione <Enter> outra vez. Esta linha vai criar a nova pasta (via comando “md” ou “make directory”) na pasta corrente (%1\) usando os itens que você entrou e armazenou dentro da variável (%name%). Escolha Arquivo/Salvar, vá para uma pasta na qual você armazena seus arquivos batch (“c:\batch”, por exemplo), digite um nome como make_dir.cmd e clique em Salvar.

Agora, para acrescentar um atalho para o arquivo batch ao menu de contexto das pastas do Windows Explorer, abra uma janela do Explorer (pressionar <Windows> E é uma maneira) e escolha Ferramentas/Opções de Pasta/Tipos de Arquivo. Role a lista de tipos de arquivos registrados e selecione Pasta de Arquivos. Clique em Avançado para abrir a caixa de diálogo Editar Tipo de Arquivo e escolha o botão Novo. Para “Ação”, digite o nome de comando que vai aparecer no seu menu contextual, como Criar muitas pastas. Para “Aplicativo usado para executar a ação”, digite o caminho e o nome completos de seu arquivo batch seguidos por um espaço e “%1”— c:\ batch\make_dir.cmd “%1”, por exemplo. Clique em OK duas vezes e em Close para voltar ao Explorer.

Infelizmente, se você cometer algum erro quando entrar texto na caixa de diálogo Nova Ação, terá que usar o Editor de Registro para corrigi-lo. Escolha Iniciar/Executar, digite regedit e pressione <Enter>. No painel de árvore à esquerda, vá a HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell e dê um duplo clique. Selecione a pasta com o nome do comando que você acabou de acrescentar (“Criar muitas pastas”, digamos), dê um duplo clique no ícone Default no painel direito para abrir a linha de comando na caixa de diálogo Edit String e faça correções. Para remover totalmente seu comando personalizado, feche a caixa de diálogo, clique com o botão direito na pasta no painel esquerdo, escolha Delete e clique em Yes para confirmar a mudança.

Agora, quando você quiser criar uma ou mais pastas (incluindo pastas dentro de outras pastas), clique com o botão direito do mouse em qualquer pasta e escolha Criar muitas pastas (ou como você nomeou seu comando). Uma janela de prompt de comando aparecerá pedindo os nomes de suas novas pastas. Digite cada nome separado por um espaço. Se você quiser que os nomes de suas pastas incluam espaços, coloque os nomes entre aspas. Para criar uma pasta dentro de uma pasta, digite uma barra invertida (\) entre o nome das duas pastas. Quando terminar, pressione <Enter> para criar todas as pastas. Por exemplo, digite 01-Jan\Draft 01-Jan\Final 02-Feb\Draft 02-Feb\Final 03-Mar\Draft 03-Mar\Final e pressione <Enter>.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail