Home > Notícias

Apple lança Mac Mini e alto-falante para iPod

01/03/2006 às 15h01

Foto:

A Apple introduziu na terça-feira (28/02) dois novos modelos do seu micro pessoal Mac Mini com processadores Intel. O equipamento com o Intel Core Solo é de 2,5 a 3 vezes mais rápido que um Mac Mini da plataforma G4, enquanto a versão com Core Duo apresenta velocidade de 4,8 a 5,5 vezes maior que o mesmo modelo.

A companhia adicionou interfaces Gigabit Ethermet, FireWire, DVI, quatro portas USB e entradas e saídas analógica e SPIDF de som. Assim como apresentado em outubro pela empresa para computadores iMac, os novos modelos também trazem o software multimídia Front Row (com controle remoto incluído) para controlar música, filmes e fotos do sofá. Os novos Mac Mini também incluem a suíte iLife 2006 e suporte às redes Wireless e Bluetooth.

O Mac Mini com o processador Intel de núcleo único virá com chip de 1,5 GHz, 512 MB de memória, disco rígido de 60 GB e um drive Combo e custará 599 dólares. Já o modelo com o chip de núcleo duplo terá velocidade de 1,67 GHz, 512 MB de memória e um SuperDrive (gravador de CD e DVD) e custará 799 dólares. A Apple brasileira adiantou que ambos os modelos chegarão ao Brasil em março, mas ainda não têm previsão de preço.

Com o lançamento, a Apple já fez a transição de 60% de seus computadores do antigo chip PowerPC, da IBM, para os novos da Intel em menos de dois meses após a introdução do primeiro modelo com o novo dispositivo (o iMac, no começo de janeiro), de acordo com o vice-presidente de marketing para produtos da Apple, Philip Schiller.

Caixa de som
A Apple também "reinventou" o aparelho com o lançamento de um sistema de som onde donos de iPods podem sincronizar seus aparelhos. O iPod Hi-Fi também pode ser acessado pelo controle remoto que acompanha o Mac Mini e o iMac.

Durante a apresentação, Steve Jobs anunciou que "40% de todos os automóveis vendidos nos Estados Unidos oferecem conectividade para iPods como uma opção", acrescentando que havia uma lacuna nesse mercado para produtos domésticos.

Jobs explicou que o iPod Hi-Fi "apresenta alguns dos atributos de iPods atuais, mas com a qualidade de um sistema de som doméstico".

"Atingimos um ótimo balanço de bass desse aparelho e ele não falha quando você aumenta bastante o som" afirmou Jobs.

O aparelho tem dois falantes de 80 milímetros e um subwoofer de 130 milímetros, posicionados na parte frontal do aparelho.

O dock de sincronização fica na parte de cima. O Hi-Fi tem entradas Auxiliar e S/PDIF para áudio opcional e traz a mesma idéia das caixa de som da Bose para o player.

A Apple também anunciou o lançamento de capas de couro para os players G5 e da série Nano.

O lançamento confirma a aposta atual da Apple em apresentar acessórios para seu player de sucesso mundial. Em janeiro, a companhia lançou o iPod Radio Remote, que permite ao modelo Nano sintonizar rádios FM, assim como uma série de outros dispositivos feitos por outras empresas para o iPod.

*Narasu Rebbapragada é repórter da PC World, na Califórnia. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail