Home > Notícias

Microsoft confirma seis edições do Vista

Apesar de ter negado que as informações vazadas na última semana fossem corretas, empresa confirma agora informações sobre edições do Vista

01/03/2006 às 15h10

Foto:

O Vista terá seis edições principais, quatro voltadas ao consumo e duas ao corporativo, disse Neil Charney, diretor de gerenciamento de produtos Windows, da Microsoft.

As versões para consumo são Windows Vista Starter, Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium e Windows Vista Ultimate. Já as edições corporativas são Windows Vista Business e Windows Vista Enterprise.

As informações confirmadas por Charney são as mesmas listadas no site da Microsoft na última semana, que a companhia disse estar sendo usado para testes e trazer dados incompletos.

A única diferença em relação às edições reportadas na última semana e as confirmadas pela Microsoft diz respeito à versão Starter - edição de baixo custo, voltada a mercados emergentes -, que, diferente do que constava na semana passada, leva a marca Vista em seu nome.

O site, que a Microsoft tirou do ar depois que as informações apareceram em reportagens, dizia que o Starter não levaria a marca Vista.

Como previsto, a Microsoft planeja acabar com o Windows Media Center Edition quando lançar o Vista.

No lugar, as funções hoje contidas no Media Center - como exibição de DVD e gravação de mídias, entre outras - serão incorporadas às versões Home Premium e Ultimate, segundo Charney. Estas versões também incluirão recursos de TabletPC.

Além disso, a próxima geração da interface Aero não aparecerá no Windows Vista Starter e Home Basic. Somente o Home Premium e o Ultimate terão a interface, que permite aos usuário manipular as janelas em terceira dimensão.

Todas as versões do Vista virão com o barra lateral, que aparece no desktop e traz os gadgets - miniaplicativos com funções como a exibição de cotações de ações e do tempo.

Todas as edições para consumidor também trazem o sistema de controle de acesso que permite aos pais monitorar o uso do computador e da internet pelos filhos.

No entanto, os recursos mais avançados de segurança estarão restritos às versões corporativas do Vista.

Ambas as edições corporativas trarão recursos avançados de políticas de grupo e funções de gerenciamento, disse o executivo.

O Windows Vista Enterprise virá com o Windows BitLocker, função que criptografa o disco rígido do computador, preservando os dados em caso de perda ou roubo do equipamento, segundo Charney.

As duas edições corporativas trarão ainda uma aplicação colaborativa de peer-to-peer (P2P), chamada ShareView, para possibilitar aos usuários compartilhar o controle de apresentações PowerPoint.

Conforme estava escrito no site da Microsoft na última semana, algumas edições do vista serão lançadas na versão "N", que não incluem Windows Media Player 11, atendendo a exigências da decisão de antitruste na Europa. Charney não confirmou quais delas serão lançadas no modelo.

A Microsoft planeja lançar o Vista comercialmente entre novembro e dezembro de 2006.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail