Home > Notícias

Wikipedia chega a 1 milhão de verbetes em inglês

Milionésimo verbete é sobre estação de trem Jorndanhill, na Escócia, informa fundação que gerencia a enciclopédia online open source

02/03/2006 às 14h23

Foto:

A Wikipedia, enciclopédia online construída com a contribuição dos próprios internautas, chegou a seu verbete de número 1 milhão na língua inglesa no dia 01 de março.

A versão brasileira atingiu a marca de 100 mil verbetes em janeiro deste ano.

O artigo número 1 milhão é sobre a estação de trem Jorndanhill, na Escócia, e foi escrito pelo contribuidor da Wikipedia Ewan Macdonal.

Segundo a Fundação Wikipedia, responsável pela enciclopédia online, ela tem mais de 3,3 milhões de artigos em desenvolvimento em mais de 125 milhões de línguas.

Enciclopédia "open source"

A Wikipedia é uma enciclopédia digital construída por voluntários que contribuem atualizando e revisando os artigos em um processo colaborativo, com o objetivo de criar uma enciclopédia livre e acessível pela internet.

Criada em janeiro de 2001, a Wikipedia recebe diariamente cerca de 2.500 novos artigos e são atualizados aproximadamente 25.000.

Para evitar que haja parcialidade na definição de algum verbete, a Wikipedia possui uma política oficial que diz que os artigos "devem ser escritos numa forma com a qual todos os lados envolvidos possam concordar com ele."

A enciclopédia funciona em um sofware chamado MediaWiki, que permite a qualquer um editar a página a qualquer hora e ter de imediato a visualização da modificação realizada (wiki significa "rápido" em havaiano).

Todo o texto da Wikipedia está publicado sob os termos da GNU Free Documentation Licence (GFDL). Assim, os colaboradores podem acrescentar e modificar os trabalhos uns dos outros através do princípio de "copyleft".

Isto significa que terceiros estão autorizados a reutilizar os artigos, enquanto eles também permitem esse direito a outros. O software da MediaWiki está disponível sob uma licença similar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail