Home > Notícias

Pesquisa revela que 5% dos sites da web não são seguros para navegar

Dados da SiteAdvisor, que monitora o tráfego da web, revelam que estas páginas recebem mais de 1 bilhão de visitas mensai

06/03/2006 às 13h41

Foto:

A SiteAdvisor, empresa fundada em 2005 por engenheiros do MIT e que se propõe a testar todos os sites da internet para garantir uma navegação segura aos usuários, constatou, nos últimos 11 meses, que 5% das páginas de internet não são confiáveis.

O dado ainda mais alarmante da pesquisa é que, mensalmente, 1 bilhão de pessoas visitam esses sites, que trazem potenciais ameaças como spywares, vírus, scams e outros ataques virtuais.

A companhia, que afirma ter testado 95% de todo o tráfego da rede mundial, classificou ainda 3% dos sites da web com o alerta “amarelo”, que significa que o usuário deve navegar com atenção.

De acordo com a análise da SiteAdvisor, portanto, 92% dos sites da internet são seguros para navegar. A empresa chama atenção, contudo, para o fato de que nas categorias mais populares de páginas da internet, o índice de sites maliciosos cresce.

Em uma busca por protetores de tela no Google, por exemplo, a primeira tela de resultados exibe 10 links maliciosos entre os 18 resultados sugeridos.

O software da SiteAdvisor – que pode ser baixado gratuitamente em versão para testes – exibe sinais verde, vermelho e amarelo para orientar a navegação do usuário pela web e também classifica os resultados de buscas em sites como Google, Yahoo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail