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Consumidor pode acompanhar processo do Procon de Goiás na web

Brasília - Informações sobre o andamento das reclamações estarão acessíveis online a partir da digitação do CPF e do número da ficha de atendimento

06/03/2006 às 14h00

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O consumidor terá mais facilidade para consultar processos em tramitação no Procon a partir deste ano. As informações sobre o andamento das reclamações vão ficar disponíveis na internet, acessíveis a partir da digitação do CPF e do número da ficha de atendimento.

A nova ferramenta do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foi apresentada na sexta-feira (03/03) pelo diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.

É a partir dela que o consumidor terá acesso a todo o trâmite da própria solicitação. O mecanismo não permite, no entanto, o registro de novas reclamações. O sistema de consulta aos processos ficará em teste até o dia 15 deste mês apenas para os consumidores do Estado de Goiás.

Ainda este ano, os outros nove Estados que integram o Sindec (AC, BA, ES, PA, MG, MT, PB, TO e RJ) vão oferecer a ferramenta para os usuários a partir da página eletrônica de cada Procon regional.

O Sindec, lançado em outubro de 2004, é um sistema que reúne as informações de atendimento dos consumidores e, ao mesmo tempo, forma um banco de dados das relações de consumo. Um dos objetivos finais do Sindec, depois de processados os dados, é divulgar todas as informações e elaborar um cadastro das solicitações atendidas e não atendidas pelo fornecedor.

Atualmente, dez estados integram o sistema. Até o final deste semestre, mais quatro (RS, SC, AM e RN) entram em operação e outros cinco (MA, PE, PI, CE e MS) já estão firmando convênio.

*Da Agência Brasil

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