Home > Notícias

AT&T compra BellSouth por US$ 67 bilhões

Fusão entre operadoras norte-americanas deve terminar em um ano e deve economizar US$ 2 bilhões em cortes operacionais em dois anos

06/03/2006 às 12h20

Foto:

A AT&T anunciou no domingo (05/03) um acordo para comprar a operadora de telecomunicações norte-americana BellSouth em uma compra de ações estipulada em 67 bilhões de dólares.

A fusão significará o desenvolvimento mais rápido de serviços de IPTV (Internet Protocol TV) para consumidores norte-americanos, juntando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da AT&T em IPTV e as já existentes redes de fibra-óptica para DSL e outros serviços de banda larga da BellSouth, disse a AT&T em comunicado.

O documento ainda afirmou que clientes da operadora serão beneficiados da combinação entre as redes nacionais e internacionais da AT&T com redes de banda larga da BellSouth.

Segundo os termos do acordo, os acionistas da BellSouth receberão 1,325 ações da AT&T para cada ação da empresa. De acordo com os valores das ações da AT&T na última sexta-feira (03/02), o acordo equivale a 37 dólares por ação da BellSouth, um aumento de 17,9% frente ao preço final da ação na sexta.

A AT&T espera completar o negócio nos próximos 12 meses, dependendo da aprovação de órgãos reguladores e grandes acionistas de ambas as companhias, de acordo com a empresa.

Como parte do acordo, a AT&T será a única dona da operadora móvel dos EUA Cingular Wireless, formada por uma aliança entre a empresa e a BellSouth. AT&T pretende deixar a grande parte das operações da Cingular inalteradas, mas disse que a fusão resultaria em operações mais eficientes, incluindo as de marketing.

Após o acordo, os serviços wireless da Cingular serão comercializados sob a marca AT&T, revelou a empresa.

A fusão deverá gerar cortes de custos substanciais para as grandes companhias, disse a AT&T. Cerca de dois anos após a fusão, a AT&T espera ver cortes de custos operacionais de até 2 bilhões de dólares, a consolidação física e a integração das operações de TI de ambas as companhias.

A AT&T disse que a fusão não mudará sua pretensão financeira para o próximo ano. A companhia espera ver um crescimento de dois dígitos para cada ação em cada um dos próximos três anos. A empresa espera que a receita total, incluindo a cifra da Cingular, cresça novamente em 2007, um ano antes do prazo estipulado pelo planejamento original da empresa.

O atual presidente da AT&T, Edward Whitacre, será também o principal executivo e CEO da nova companhia, informou a AT&T. O antigo presidente da BellSouth, Duane Ackerman, terá o posto de principal executivo da empresa até que a transição seja completada.

*Sumner Lemon é repórter do IDG News Service, em Beijing 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail