Home > Notícias

AMD lança processadores dual core Opteron mais velozes

Linha de núcleo duplo da AMD tem três novos processadores, com velocidade de 2.6GHz. O consumo de energia é praticamente o mesmo

06/03/2006 às 13h45

Foto:

A AMD anunciou nesta segunda-feira (06/03) três novos processadores da linha Opteron de núcleo duplo, voltados para servidores e desktops. Os chips agora  tem maior velocidade de processamento, com 2.6GHz.

O modelo 885 destina-se a sistemas que utilizam mais de oito processadores. O modelo 285 é voltado a sistemas com um ou dois processadores e o 185 para sistemas com um único processador.

Os modelos 885 e 285 já estão disponíveis e custam, respectivamente, 2.149 e 1051 dólares.
Segundo a empresa, o processador 185 será lançado em torno de um mês e a empresa ainda não divulgou o seu valor para comercialização.

Os chips de núcleo duplo oferecem um desempenho extra sem o aumento significativo do consumo de energia. Também não há necessidade de mais coolers do que já se usa para os processadores de núcleo único, segundo a AMD.

Os novos chips possuem as tecnologias PowerNow and Optimized Power Management (desenvolvidas pela própria AMD), as quais permitem que os servidores e estações de trabalho utilizem energia conforme o uso do processador. A empresa afirma que, assim, o custo com eletricidade durante o tempo ocioso da máquina reduz em mais de 75%.

Ela ainda conta que a IBM, a Sun e a HP planejam oferecer os processadores em seus servidores e estações de trabalho.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail