Home > Notícias

Começa amanhã o IDF 2006

Evento da Intel destaca processadores de quatro núcleos, segurança, mobilidade, casa digital e até plataformas para gamers

*Mário Nagano

06/03/2006 às 12h56

Foto:

Tem início amanhã (07/03) na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o Intel Developer Forum, oportunidade que a Intel tem de mostrar sua visão de computação pessoal e corporativa para o futuro próximo. Dessa forma, a empresa procura orientar seus parceiros sobre a melhor maneira de tirar proveito dessas novas tecnologias, facilitando assim sua assimilação pelo mercado.
 
Comparada aos anos anteriores, essa edição do IDF assume um novo formato, com as apresentações dos principais executivo da Intel (os chamados keynotes), que costumam divulgar as principais novidades da empresa, concentradas no primeiro dia do evento, ao invés de um keynote a cada dia.
 
O evento será aberto na parte da manhã por Justin Rattner (atual CTO) que falará sobre as várias soluções completas (do transistor ao software) que a Intel está desenvolvendo, como os novos chips de 65 nm e a chamada Next Generation Micro-Architecture que oferecerá uma plataforma comum e mais eficiente em termos de consumo de energia para todo tipo de computador, seja ele um notebook ultraleve ou um servidor.
 
Rattner também destacará nas novas ferramentas de software que facilitam o desenvolvimento de programas otimizados para sistemas multitarefa, permitindo assim tirar melhor proveito dos novos chips multicore. Sobre isso, ele deve falar sobre o nome e a estrutura dos vários programas de pesquisa de chips com vários núcleos que estão sendo chamados de many-core.
 
Terminada sua apresentação, Rattner convidará Pat Gelsinger, gerente geral do grupo de computação corporativa, para falar sobre as várias iniciativas de Digital Enterprise, o que incluirá na área de servidores uma demonstração do Cloverton (o primeiro chip quad-core da Intel), do IOAT (I/O Acceleration Technology) e possivelmente sobre o trabalho da HP e da Sun com o Dempsey (Xeon dual-core). 
 
Na área de clientes,  Gelsinger destacará o estágio de desenvolvimento da plataforma Averill Business PC com processador Conroe (baseado no Centrino), a nova geração  do AMT (AMT2) e uma demonstração do IPTV (video programming services over IP), uma técnica que distribui conteúdo de TV sobre IP permitindo uma experiência de uso mais interativa.
 
Gelsinger também anunciará um trabalho em conjunto com a Microsoft para compatibilizar os sistemas de gerenciamento de clientes da Microsoft com a tecnologia AMT.

No período da tarde será a vez de Sean Maloney, gerente geral do grupo de mobilidade,  fazer sua apresentação, falando sobre vários tipos de dispositivos móveis, incluindo o anúncio do UMPC (Ultra Mobile PC, PC ultracompacto) e os notebooks baseados na plataforma Napa e do seu sucessor, o Santa Rosa, que irá usar o sucessor do Yonah, o processador dual-core Meron. Maloney também apresentará a implementação de sistemas de banda larga sem fio como o WiMAX PC Card e 3G em notebooks.
 
A última apresentação fica por conta de Donald J. MacDonald, gerente geral do grupo de Digital Home, que destaca a plataforma VIIV (leia-se Vaiv) que é considerada a fundação de todo o conceito da casa digital da Intel, com aplicações bastante sofisticadas, como o uso de redes híbridas (com e sem fio), sistemas de reconhecimento de voz e a identificação de itens por meio de RFID. O IPTV também terá um papel importante no cenário da casa digital, extrapolando os limites do entretenimento, incorporando novos modelos de uso como automação residencial, educação e até a monitoração de pessoas doentes e/ou idosas.
 
MacDonald também falará sobre os novos recursos da versão 1.5 do VIIV e na plataforma Salt Creek para 2007,  baseada no processsador Conroe e no chipset Broadwater.
 
Na área de jogos, o executivo fala sobre o Snowgrass, uma tecnologia que permitirá melhorar o desempenho em jogos a partir de programas precarregados em memória cache.

*Mário Nagano viajou aos Estados Unidos a convite da Intel

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail