Home > Dicas

Comentário em lote

Use a caixa de diálogo Propriedades para acrescentar comentários e palavras-chaves a vários arquivos de uma única vez

07/03/2006 às 20h13

Foto:

Use a caixa de diálogo Propriedades para acrescentar comentários e palavras-chaves a vários arquivos de uma única vez

Localizar mais facilmente o que está escondido nas profundezas do disco rígido do computador é um anseio geral. Se você seguiu a dica "Encontre seus arquivos mais rapidamente atribuindo palavras-chave a eles", aprendeu  a acrescentar comentários a arquivos para facilitar essa pesquisa. Mas, infelizmente, quanto mais arquivos você armazena, mais tempo leva para adicionar essas notas a cada um individualmente. Uma forma de contornar esse entrave está na caixa de diálogos Propriedades.

notacao em grupo - 200x263Comece abrindo o Windows Explorer e selecionando os arquivos para os quais você deseja inserir palavras-chaves e descrições comuns. Clique a seleção com o botão direito do mouse (ou pressione as teclas Alt e Enter). Na seqüência, clique na guia Resumo.Se todos os campos parecerem estar desabilitados (cinzas e não-editáveis), clicque no botão Avançado para expandir as opções (se a guia Resumo apresentar um botão Simples, isso significa que você já tem todas as opções em vista).

Você verá ícones intitulados Título e Comentários para a maioria dos arquivos. Arquivos JPEG terão também um ícone Palavra-chave. Para alguns tipos de arquivo, você terá de rolar um pouco a caixa de diálogo para visualizar todas os campos disponíveis. Para adicionar um comentário a qualquer uma dessas categorias, clique com na área vazia à direita de seu nome. Uma caixa de texto vai aparecer com um cursos piscante, pronto para aceitar a digitação (se essa caixa de texto não aparecer, tente clicar um pouco mais distante do nome). Digite as palavras-chaves e descrições e clique em Ok

Se na área à direita de uma categoria lê-se “diversos valores”, isso significa que, para pelo menos um arquivo da sua seleção já existe um comentário adicionado. Você ainda pode editar essa categoria, mas, ao fazer isso, você escreverá por cima de qualquer outro comentário. Pense duas vezes antes de editar uma categoria de arquivos sobre a qual você já perdeu muito tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail