Home > Notícias

Intel propõe novo formato de computação móvel

Nova categoria de portátil é uma solução intermediária entre o handheld e o notebook

Mário Nagano

08/03/2006 às 11h43

Foto:

Nova categoria de portátil é uma solução intermediária entre o handheld e o notebook
 
A Intel anunciou ontem (07/03), durante o Intel Development Forum (IDF), um novo tipo de computador móvel que a empresa chamou de UMPC (ultra Mobile PC). Segundo Sean Maloney, gerente geral do grupo de mobilidade da Intel, a internet é uma mídia dinâmica (para não dizer anárquica), cujo formato se renova a cada dia. Dessa forma, seus usuários vivem se adaptando a ela, baixando novos programas, drivers, codecs, atualizações de segurança etc.

Essa tarefa é simples para um computador, mas problemática para um dispositivo móvel com sistema operacional fixo, como um smartphone ou handheld. Dessa constatação nasceu o conceito do UMPC, ou seja, um meio termo entre um notebook e um handheld, totalmente compatível como um computador de mesa do ponto de vista do software.
 
Apesar de ser tecnicamente possível, a proposta não é que o equipamento realize as mesmas tarefas de um desktop, e sim que suas aplicações possam ser criadas e implementadas com a mesma facilidade e velocidade do mesmo. Um bom exemplo são as aplicações de uso pessoal que interagem com a web, como mensagens instantâneas, cliente de e-mail, player de vídeo, música e fotos etc.
 
Para isso, a Intel estudou e desenvolveu novas opções de formato que procuram combinar tela de bom tamanho com facilidade de transporte e uso. Duas desses projetos foram apresentados durante o evento.

umpc1 - 200x180O primeiro deles (foto à ao lado), com desenho mais convencional, parece uma combinação de tablet com videogame portátil, pensado também para uso em automóveis. Por causa disso, a entrada de dados é feita com o uso da tela sensível ao toque. Ao tocar na tela e desenhar a letra M, o usuário ativa o player de música. Para mudar de aplicação, basta desenhar a letra correspondente ao programa que se quer usar – N para o sistema de navegação, E para e-mail e assim por diante.
 
umpc2 - 200x157O segundo equipamento (imagem ao lado) apresenta desenho mais criativo que lembra algumas soluções já adotadas por alguns fabricantes de celular. Também na forma de um pequeno tablet, esse protótipo possui base deslizante que pode revelar teclas de navegação e de atalho ou mesmo um teclado alfanumérico, dependendo do modo como a giramos ou a empurramos. Fora isso, ele pode ser operado por um dispositivo apontador do tipo caneta (stylus).
 
Entre as empresas que já anunciaram apoio ao UMPC está a America Online e o Yahoo. O lançamento comercial da nova plataforma deve ocorrer ainda no primeiro trimestre desse ano.

Mário Nagano viajou a São Francisco a convite da Intel
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail