Home > Notícias

Processador Cell é exibido no IDF

Protótipo de servidor blade com dois chips de oito núcleos da IBM é o destaque da Mercury Computer Systems

Mário Nagano*

09/03/2006 às 13h26

Foto:

Protótipo de servidor blade com dois chips de oito núcleos da IBM é o destaque da Mercury Computer Systems
 
Uma das atrações paralelas do Intel Developer Forum, evento que a Intel promove em São Francisco, nos Estados Unidos, é o IDF Technology Showcase, uma pequena exposição que reúne produtos e serviços de um total de 170 pequenas, médias e grandes empresas. Circulando entre esses pequenos estandes, é possível encontrar vários produtos interessantes, como os servidores baseados na plataforma Bensley, da ASUS, os novos Thinkpads com Centrino Duo (T60 e X60), da Lenovo, protótipos de células de combustível para notebooks e até uma área totalmente dedicada à plataforma VIIV, que começa a deixar de ser conceito para virar um produto real.
 
cell_chip - 200x171Entre as novidades, uma solução que chamou a atenção foi o protótipo do Turnkey, da Mercury Computer Systems, plataforma de desenvolvimento baseado no processador Cell. Desenvolvido pela IBM em parceria com a Sony e a Toshiba, o Cell (foto ao lado) é um processador multicore de oito núcleos, que será usado no futuro console PlayStation 3, da Sony. Por causa disso, a IBM está legalmente impedida de fornecer o Cell para o desenvolvimento de desktops ou notebooks – mas, curiosamente, pode usá-lo em servidores, caso do sistema da Mercury.
 
cell_blade - 230x143O Turnkey é uma plataforma de desenvolvimento de hardware e software na forma de um hack de 11 U, com servidor Blade (foto ao lado)  baseado em dois processadores Cell BE de 2,4 GHz, 512 MB de memória DRAM XDR, disco ATA de 40 GB e duas portas de comunicação Gigabit Ethernet. O sistema roda uma versão do Linux para PowerPC Y-HPC, da Terra Soft.
 
O controle do sistema é feito por um segundo servidor Xeon ou Dual Power também com Linux. Desse modo, é possível avaliar o processador Cell e desenvolver produtos para essa nova tecnologia.

*Mário Nagano viajou a São Francisco a convite da Intel

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail