Home > Notícias

Mercado de tecnologia introduz novos bilionários na lista da Forbes

Na relação que tem Bil Gates no topo pelo 12º ano seguido, novos executivos coreanos e japoneses estréiam com suas fortunas

10/03/2006 às 11h49

Foto:

Tecnologia ainda pode criar novas fortunas, de acordo com a edição 2006 da lista com milionários mundiais elaborada pela revista Forbes.

O fundador da gigante de software indiana Infosys e os principais executivos da companhia de Taiwan High-Tech Computer (HTC) e Via Technologies entraram na lista pela primeira vez nos últimos anos, enquanto o presidente e Gerente de Arquitetura de Software da Microsoft Bill Gates continuou com o topo e os fundadores do Google ficaram mais ricos.A lista apareceu online nesta quinta-feira.

Novos nomes na lista incluem Narayana Murthy, co-fundador e presidente da Infosys, que tem uma fortuna de 1,2 bilhão de dólares e ficou na posição 645 entre 793 milionários. Cher Wang e Wenchi Chen, o casal por trás da HTC e da Via, entraram na lista com a posição 365 com um total de bens que som 2,1 bilhões de dólares.

Ações da HTC quintuplicaram nos últimos anos, de acordo com a Forbes. A HTC faz aparelhos celulares para operadoras como a T-Mobile e a O2, assim como handhelds da linha iPaq, da HP.

Outro novo bilionário da tecnologia apareceu ainda mais perto das primeiras posições: Anurag Dikshit, 34 anos, que criou e administra a companhia de jogo online PartyGaming, entrou na posição 207 e vale 3,3 bilhões de dólares. O indiano que vive em Gibraltar abriu as ações da empresa na London Stock Exchange no ano passado. O executivo japonês dos games Hajime Satomi, 64 anos, entrou na 698ª posição com uma fortuna de 1,1 bilhão de dólares. Ele fundou a companhia de slots Sammy e, em 2004, comprou a conhecida Sega. A combinação das duas forma a Sega Sammy Holdings.

Bill Gates é a pessoa mais rica do mundo pelo 12º ano seguido. Ele ficou mais rico ainda nos últimos 12 meses, expandindo sua fortuna para 50 bilhões de dólares dos 46,5 bilhões registrados no ano passado. Logo depois de Gates aparece o investidor Warren Buffett, mas o mexicano Carlos Slim Helu pulou para a 3ª posição com 30 bilhões de dólares. Helu é dono da operadora fixa TelMex e da móvel America Movil, e desempenhou um papel importante na luta pela MCI no ano passado vendendo sua participação de 13,4% na empresa para a Verizon.

Os criadores do Google Sergey Brin e Larry Page, que estavam na 55ª posição em 2004 com fortunas pessoais estimadas em 7,2 bilhões cada, são agora o 26º e 27º, respectivamente, com a fortuna de Brin estimada em 12,9 bilhões e a de Page em 12,8 bilhões de dólares.

Entre outros executivos de TI na lista, o co-fundador da Microsoft Paul Allen alcançou a sexta posição com ganhos de 22 bilhões de dólares e o fundador e presidente da Dell Michael Dell pulou da 18ª para a 12ª posição, com 17,1 bilhões de dólares. No sentido contrário, o CEO da Oracle Larry Ellison viu sua fortuna diminuir de 18,4 para 16 bilhões de dólares e sua posição entre os mais ricos cair da nona para a 15ª posição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail