Home > Notícias

Tecnologia da IBM acelera desempenho de supercomputador

Nova York - A IBM desenvolveu tecnologia capaz de executar 102 Gigabytes por segundo, o equivalente ao donwload de 25 mil canções por segundo na web

10/03/2006 às 11h43

Foto:

A IBM disse nesta quinta-feira (09/03) que desenvolveu uma tecnologia que vai acelerar a forma como grandes computadores acessam redes e compartilham informações.

O supercomputador ASC Purple foi capaz de executar 102 Gigabytes por segundo, o equivalente ao download de 25 mil canções por segundo na internet, segundo a companhia.

O software General Parallel File System (GPFS) foi usado para gerenciar a transferência de dados entre milhares de procesadores e os equipamentos de armazenamento.

A IBM informou que conseguiu melhorar o software em diversas áreas para que que pudesse lidar com um taxa de transferência de dados tão veloz.

O ASC Purple, o terceiro computador mais rápido do mundo, segundo o ranking Top500, está no Lawrence Livermore National Laboratory, nos Estados Unidos, e pertence ao Departamento de Energia.
As aplicações são muitas. "Imagime problemas como o tsumani, no qual o computador precisa lidar com uma grande quantidade de informações do oceano, analisá-las", afirmou Chris Maher, diretor de computação de alta performance do grupo de tecnologia e sistemas da IBM.

Shelley Solheim é editor do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail