Home > Notícias

Com falha, antivírus da McAfee faz usuário apagar arquivos inofensivos

Problema com atualização postada na sexta-feira fez com que software apagasse arquivos executáveis de programas como Excel e Flash

14/03/2006 às 11h33

Foto:

Uma falha de atualização no software de antivírus da McAfee, postada na sexta-feira (10/03) fez com que usuários apagassem arquivos inofensivos de suas máquinas.

Ao invés de identificar somente pragas maliciosas e vírus, o software classificava muitos arquivos populares de extensão .exe como ameaças.

Isso fez com que os usuários apagassem arquivos de programas utilitários, como o Adobe Update Manager, o Google Toolbar Installer, o Macromedia Flash Player e o Microsoft Excel.

A atualização com falha não está mais disponível para download, portanto os usuários podem baixar com segurança os updates mais recentes do McAfee VirusScan, segundo Joe Telafici, diretor de operações do McAfee AVERT Labs.

O problema afetou clientes que baixaram a versão mais recente para consumo da atualização da McAfee durante uma janela de quatro horas, na sexta-feira, e os utilizaram.  A versão corporativa do update com falha ficou disponível para download por cinco horas.

Na sexta-feira à noite, o problema foi corrigido, segundo Telafici. Mesmo os clientes que baixaram a versão afetada não terão problemas, se ainda não a rodaram, afirmou o executivo. Basta baixar o patch e sobrescrever a atualização com falha.

Contudo, usuários domésticos que deletaram arquivos inofensivos do seu computador terão que resolver o problema sozinhos. Não há um patch automático para recuperar os arquivos perdidos e os usuários terão que recuperá-los manualmente a partir de seus back-ups.

Para os clientes corporativos, a companhia prestará um suporte na recuperação dos arquivos. “Será um pouco mais difícil para os clientes corporativos, portanto desenvolvemos uma ferramenta que tentará restaurar os arquivos perdidos”, explicou o executivo.

Em seu site, a companhia oferece instruções sobre como recuperar os arquivos perdidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail