Home > Dicas

De tostão em tostão…

Economize dinheiro colocando seu computador e seus periféricos em uma dieta de energia

Becky Waring - PCW/EUA

14/03/2006 às 20h44

Foto:

Economize dinheiro colocando seu computador e seus periféricos em uma dieta de energia

quilowatt - 150x100Geladeira e máquina de lavar não são os únicos sorvedouros de energia na casa. O PC e periféricos também respondem por uma boa parcela da sua conta de eletricidade. Se você considerar que ao logo de um ano um computador e um monitor podem devorar quase tanta energia quanto uma geladeira nova, tornam-se claros os benefícios de uma auditoria no uso de energia em sua mesa.

Observe os watts
Um computador de 150 watts típico consome aproximadamente 876 quilowatts-hora por ano. Descubra o preço por quilowatt-hora em sua cidade e você verá quando dinheiro você gasta com a máquina todo ano.

O nível de energia que seu sistema consome quando está no modo em espera com protetor de tela ativo e quando está em uso é quase o mesmo. Você pode reduzir drasticamente o consumo de energia se desligar o computador e seus periféricos quando estiverem ociosos e adotar os recursos de gerenciamento de energia quando eles estiverem ligados. Se você usa seu computador seis horas por dia, poderá economizar 75% ou mais. E, mesmo que você mantenha seu PC em um servidor, vai poupar energia ao desligar o monitor se não precisar dele.

Impressoras a laser e aparelhos de fax, em particular, são gastadores de energia. Um multifuncional a laser e um aparelho de fax comum utiliza 300 watts quando imprime, 85 watts quando está em espera e 10 watts quando não está em atividade. Para reduzir a conta de eletricidade, plugue seus periféricos em um filtro de linha e desligue-o quando desligar o computador. No entanto, é mais seguro manter o PC e o monitor plugados em um no-break. Você também torna sua rede mais segura ao desativar seus modems e roteadores banda larga quando não estão em uso. Alguns filtros de linha possuem cronômetros que automatizam esta tarefa, mas não os utilize para computador, dispositivos de armazenamento externo ou qualquer equipamento que possa perder dados se for desligado inadvertidamente.

Por fim, desconecte todos os carregadores de parede para PDAs, tocadores de música, câmeras digitais e outros dispositivos quando não estiverem carregando ou use o truque do filtro de linha mencionado acima para desligá-los. Cada um deles pode consumir até 5 watts por hora, mesmo quando nenhum equipamento está plugado.

Torne-se um Energy Star
economia energia -250x282Para chegar às configurações de gerenciamento de energia do seu computador no Windows XP ou 2000, clique com o botão direito na Área de Trabalho e escolha Propriedades/Proteção de Tela. Clique no botão Energia à direita do ícone Energy Star e selecione a guia Esquemas de Energia na caixa de diálogo Propriedades de Opções de Energia (imagem ao lado). Para PCs, escolha o esquema de energia Casa/Escritório (provavelmente está ativado por padrão). Ao lado da opção Desligar o Monitor e Desligar os Discos Rígidos, escolha tempos com os quais se sinta confortável: Após 15 Min para o monitor e Após 30 Min para a unidade de disco rígido são um bom equilíbrio entre economia de energia e aborrecimento. As opções Sistema em Rspera ou O Sistema Hiberna também ajudam a reduzir o uso de energia.

Agora que você cortou a gordura, é hora de reduzir o metabolismo básico com a mudança para um equipamento Energy Star – ou seja, de voltagem mais baixa. Para se qualificar ao rótulo Energy Star, um computador tem de usar 70% menos eletricidade do que um modelo sem recursos de gerenciamento de energia e consumir 15 watts ou menos em seus modos inativos. Um monitor Energy Star usa até 60% menos eletricidade do que um modelo padrão e consome no máximo 2 watts ou 4 watts desligado ou em repouso.

Um monitor LCD consome cerca de um terço da energia de um monitor CRT com a mesma área de tela, de acordo com a ViewSonic, fabricante de monitores. Você também vai poupar energia ao passar de um desktop para um notebook e de uma impressora a laser para uma jato de tinta. Um notebook típico usa cerca de um quarto da energia de um desktop igualmente equipado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail