Home > Notícias

PS3 chega às lojas em novembro

Presidente da Sony anuncia nova data para lançamento do console, que atrasou

17/03/2006 às 11h59

Foto:

A Sony Computer Entertainment vai lançar o PlayStation 3, próxima geração do seu console, em novembro deste ano, garantiu o principal executivo da companhia nesta quarta-feira (15/03).

O console chega às lojas do Japão, América do Norte e Europa simultaneamente, disse Ken Kutaragi, presidente da companhia, durante uma apresentação para desenvolvedores de software em Tóquio.

Isto fará do PS3 o primeiro console da Sony a ser lançado simultaneamente em grandes mercados. A empresa projeta uma produção mensal de 1 milhão de unidades para satisfazer a demanda no lançamento.

Incluindo as unidades produzidas previamente, a Sony espera ter 6 milhões de consoles no mercado até março de 2007, disse Kutaragi.

Até esta quarta-feira, a Sony dizia que o produto seria lançado na primavera do hemisfério norte (o que seria o segundo trimestre do ano), mas o atraso não surpreendeu.

Rumores sobre o possível adiamento da data de lançamento já circulavam na indústria dos games e Kutaragi diz que a razão do atraso foi o desenvolvimento de padrões fundamentais ligados à proteção à cópia de vídeo em alta definição e da interface entre o console e a televisão.

“Havia muitas coisas acontecendo e foi muito frustrante, mas agora está mais claro”, disse Kutaragi, sobre o atraso no desenvolvimento. "Agora decidimos que o prazo para o lançamento é o início de novembro”, disse.

Segundo o presidente, a data foi escolhida para coincidir com o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, quando começa a temporada de compras de final de ano no país e em todo o mundo.

O sistema de proteção à cópia, chamado Advanced Access Content System (AACS), está sendo criado por um grupo de oito empresas, incluindo a Sony, e estava previsto para ficar pronto no ano passado, mas ainda está em andamento.

Uma versão preliminar do AASC, anunciada no início deste mês, foi criada para permitir aos fabricantes começar a produzir a primeira geração de players Blu-ray Disc.

O atraso na data de lançamento permitirá à Sony incluir o padrão HDMI (high-definition multimedia interface), interface digital para vídeo em alta definição, no console.

Os conectores para o formato já estão presentes em muitos televisores e uma nova versão do padrão, com suporte para mais cores e maior velocidade, deve ser lançada em junho, disse Kutaragi.

O atraso significa que a Microsoft terá um ano de vantagem para emplacar o Xbox 360 até que o seu concorrente PlayStation 3 chegue ao mercado. O console da Microsoft foi lançado em 22 de novembro de 2005, na América do Norte, e nas duas semanas seguintes chegou ao Japão e à Europa.

Kutaragi também apresenotu algumas das principais especificações para o PlayStation 3, embora não tenha dado detalhes sobre o produto.

“Isto não é um anúncio de produto”, disse ele. “Estou me desculpando pelo atraso e confirmando o que faremos”.

O PlayStation 3 terá compatibilidade com o conteúdo do PlayStation e o PlayStation 2, suporte ao formato de disco de vídeo Blu-ray Disc, compatibilidade com resoluções de TV desde as básicas até as de alta definição, a versão mais atual da interface HDMI, conexão em banda larga, conectividade wireless e disco rígido de 60 GB, disse Kutaragi.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail