Home > Notícias

HP lança linha de thin clients

Empresa quer conquistar fatia deste segmento que cresce no mercado corporativo

17/03/2006 às 11h28

Foto:

A HP lançou, na quarta-feira (15/03), a nova geração de computadores thin client (TC), chamada de t5720. Com o produto, a empresa espera conquistar uma grande fatia desse mercado que está crescendo no uso corporativo e que deve, em breve, alcançar o segmento doméstico.

Em 2005, 2,6 milhões de thin clients foram vendidos e este ano as vendas devem chegar a 4,5 milhões, disse Keith Martin, gerente de produto para thin clients da HP.

Essas máquinas são apenas 5% da fatia de mercado dos desktops corporativos, mas rapidamente devem atingir 10%, analisa o Chief Executive Officer da empresa, John Kish. "Como a Wyse possui 40% do mercado de thin clients, é possível afirmar que ainda há uma boa margem para crescimento".

Mark Margevicius, diretor de pesquisa da consultoria Gartner, concorda com o parecer."Os clientes possuem atualmente uma base instalada de PCs ultrapassada, que demandam atualizações de alto custo. Agora, eles notaram os thin clients que utilizam redes mais rápidas, são mais seguras e reduzem custos de gerenciamento", disse.

Outro motivo para esta ascensão é a demanda das empresas em reduzir o custo com estações de trabalho. Desde que os TCs deixaram de ter peças como HDs e coolers, passaram a ter uma vida útil de cinco a dez anos mais que um PC.

As operadoras de TV a cabo também vêem nessas máquinas uma oportunidade de crescimento. Atualmente, as companhias já podem fornecer tanto aplicativos como conteúdo, mas precisam gerenciar a máquina de seus clientes para fazê-lo; e os TCs, que também possuem uma manutenção barata, são uma boa solução para esse problema.

Produto

O t5720 é 10% mais rápido que o seu antecessor, o t5710, e ainda utiliza menos energia, disse Martin, da HP. Um dos motivos da agilidade é a substituição de processadores da Transmeta pelo AMD Geode NX 1500, de 1GHz.

Além disso, o novo modelo  possui 512 MB de memória flash e até 512 MB de memória RAM DDR (double data rate). A versão com 256 de memória DDR custa 699 dólares e já vem com Windows XP instalado.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail