Home > Notícias

Microsoft mostra planos para Web 2.0

Acusada de defasagem, empresa antecipa ferramentas para aplicativos web

20/03/2006 às 16h13

Foto:

A Microsoft dará uma prévia do que empresa promete para a nova era da internet, no que concerne aos aplicativos baseados na plataforma web 2.0, durante o MIX 06, que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir de hoje até 22 de março.

O evento, que terá a participação reúne desenvolvedores web, designers e líderes de grandes empresas, acontece em momento oportuno, visto que a Microsoft já vem sendo caracterizada, há algum tempo, como lenta na adoção da nova tendência, chamada de Web 2.0.

Será uma oportunidade de comprovar que a companhia não está defasada em relação a concorrentes como Yahoo e Google, que já oferecem aplicativos e ferramentas que usam a web como plataforma.
Segundo Rob Helm, diretor de pesquisas da Microsoft, a empresa irá mostrar como fazer da Web 2.0 uma realidade, através do oferecimento de ferramentas que fazem o desenvolvimento de aplicativos web compreensível pela massa.

Se pegarmos os dois produtos mais famosos da Microsoft, o Windows e o pacote Office, não encontramos versões baseadas na web, mas Helm não nega o interesse em investir no setor, que teria um “modelo de negócio muito viável”.

Uma rápida olhada na agenda da Microsoft para o MIX 06 confirma as falas de Helm. A empresa está oferecendo laboratórios durante o evento para que desenvolvedores aprendam a manusear sua próxima geração de tecnologias de desenvolvimento.

Alguns exemplos são o Windows Presentation Foundation GUI, serviço que permite aos desenvolvedores criarem aplicativos gráficos para o futuro Windows Vista, e o Atlas, sua ferramenta Ajax de desenvolvimento.

Ajax (sigla para Asynchronous Javascript e XML) é uma tecnologia de programação que permite aos desenvolvedores produzirem aplicativos que podem ser alterados facilmente na página do browser sem alteração do que acontece no servidor.

Dana Gardner, analista para a Interarbor Solutions, afirma que a Microsoft adota uma postura segura em relação à Web 2.0, na medida em que abraça o novo modelo sem deixar de lado seu sistema de negócio tradicional em relação a servidores e softwares.

A empresa tem consciência de que as margens de lucro provenientes com o licenciamento de seus softwares são muito melhores do que se espera obter com esses novos serviços web.

Mesmo que a Web 2.0 seja o mote principal durante o MIX 06, os entusiastas da Microsoft deverão esperar um pouco mais para colocarem de fato as mãos em alguma ferramenta de desenvolvimento e web design da empresa.

Apresentadas durante uma conferência em setembro de 2005 em Los Angeles, essas ferramentas ainda não tem lançamento comercial previsto. Especulações, contudo, afirmam que o Expression Web Designer, uma das ferramentas prometidas para rivalizar com o portfólio da concorrente Adobe Systems, poderá ser lançado durante o MIX 2006.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail