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Listas revelam anunciantes de adwares

Organizações publicam relações que identificam quem financia programas invasivos

20/03/2006 às 10h43

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A luta contra softwares invasivos avançará mais um passo nesta semana, com a divulgação de relatórios com os nomes de softwares indesejáveis e das companhias de anúncios que os financiam pelo Centro para Democracia e Tecnologia (Center for Democracy and Technology – CDT) e pela Coalização Stopbadware, apoiada pelo Google.

Nesta segunda-feira (20/03), o CDT publicará um relatório com os nomes dos maiores anunciantes por trás dos adwares, softwares que cada mais “entopem” os computadores dos usuários, segundo um comunicado da organização de políticas públicas digitais.

Dois dias depois, a Coalizão Stopbadware deve publicar seu primeiro relatório, com uma lista chamada Badware Watch List, descrita como uma relação criada pela comunidade com nomes de softwares indesejados.

Fundada em janeiro deste ano, com recursos do Google, da Lenovo e da Sun Microsystems, o Stopbadware é moldado no site do Consumer Reports Web Watch.

Seu objetivo é compilar listas de empresas que atulham os PCs com pop-ups irritantes, spywares e outros códigos maliciosos.

A prática de nomear os anunciantes por trás dos adwares pode pressionar essas empresas, mas organizações como a CDT devem estar certas de que estão agindo de forma responsável, disse Dave Cole, diretor da Symantec Security Response.

“O anunciante pode não saber no que está sendo envolvido”, argumentou o executivo.

“Isto significa que está isento de sua responsabilidade? Não. Mas para ir atrás desses anunciantes há um tempo e isso deve ser feito da forma certa. Espero que antes de expor essas empresas, eles tenham as alertado do problema”, opinou Cole.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

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