Home > Notícias

MS lança iniciativa global contra phishing

Empresa terá ajuda de governos europeus e africanos para processar mais de 100 hackers

20/03/2006 às 16h17

Foto:

A Microsoft revelou uma iniciativa mundial para diminuir a ação de criminosos digitais com o phishing nesta segunda-feira. A companhia colocará em prática mais de 100 ações legais contra os chamados "phishers" na Europa, Oriente Médio e África até o final de junho, de acordo com um release.

Ataques por phishing usam mensagens indesejadas para incitar usuários de internet a visitar o que parece ser um legítimo site de e-commerce, mas não passa de um site forjado por hackers. Usuários são encorajados a fornecer dados pessoais, como senhas e detalhes bancários ou de cartão de crédito, que podem ser usados pelos criminosos para cometer crimes online.

Neil Holloway, presidente da Microsoft na região, apresentou a Iniciativa Global Contra Phishing durante um debate de tecnologia em Bruxelas realizado pela Associação de provedores de serviços de internet da Europa e patrocinado pela Interpol.

O foco da iniciativa é melhor a coordenação e expandir medidas anteriores da Microsoft contra phishing. A empresa trabalhará com agências federais, diferentes setores da indústria e governos com a missão de melhorar a educação do consumidor, aumentando o número de medidas legais contra criminosos online e identificando novas maneiras de combater o phishing usando tecnologia.

Das mais de 100 ações legais planejadas pela Microsoft contra "phishers", 53 já estão em andamento, incluindo ações contra hackers em países como a Áustria, Egito, França, Marrocos, Espanha, Turquia e o Reino Unido, de acordo com o anúncio.

Ataques de phishing estão crescendo, segundo uma pesquisa online conduzida pela empresa de segurança Sophos em fevereiro. O estudo revela que 22% entre as 600 empresas ouvidas recebem, ao menos, cinco mensagens com phishing por dia.

*China Martens é repórter do IDG News Service, em Boston

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail