Home > Notícias

Internautas fazem buscas na web mas compram offline

Pesquisa nos EUA mostra que 63% dos consumidores que fazem buscas online por produtos vão comprá-los fora da rede

23/03/2006 às 14h22

Foto:

Sessenta e três por cento dos consumidores que fazem buscas online por produtos vão comprá-los fora da rede, isto é, nos endereços tradicionais das lojas. Os dados são de um recente estudo da omScore Networks sobre o mercado norte-americano.

O estudo, patrocinado pelo Google, procurou medir a influência das buscas na web no hábito do consumidor. Os registros são referentes ao período de compras de fim de ano, novembro e dezembro de 2005, e mostram que 25% dos internautas compram itens diretamente relacionados com suas pesquisas, com 37% de finalizações online.

Os dados refletem o comportamento de 83 milhões de consumidores dos Estados Unidos responsáveis por mais de 552 milhões de pesquisas na web nas categories analisadas. Foram consideradas 24 sites de buscas, não incluídos os sites de comparação de preço.

Para James Lamberti, vice-presidente da comScore Search Marketing Solutions, o estudo confirma que “a influência das buscas por compras é o maior responsável pelo retorno financeiro dos investimentos no marketing em buscadores online”.

Segundo o trabalho, 43% dos consumidores que fizeram buscas por roupas e acessórios finalizaram suas compras. Desse grupo, 65% foram aos locais físicos clássicos para fechar o negocio e o restante comprou online.

Para a categoria de games e consoles, apenas 17% dos que pesquisaram efetivam de fato sua compra. Curiosamente, 93% desse grupo fecharam o negocio offline.

A comScore também analisou o tempo entre as primeiras pesquisas e a efetivação da compra online. Pouco mais da metade, 56% dos compradores da web, efetivam suas compras logo após as sessões de pesquisa.

Esses consumidores que efetivam suas compras online normalmente pesquisam diversas opções de produtos. Suas solicitações de buscas são cerca de 10 vezes maiores que as de  quem não compra.

As pesquisas online também ajudam aos consumidores a tomar as decisões sobre quais presentes comprar.
Mais de 80% dos consumidores vêem as buscas como uma ajuda na hora de comprar presentes. Sete em cada 10 afirma que houve influência das buscas na hora de encontrar os presentes e mais de três em cada cinco dizem que esperam usar os buscadores na próxima vez em que forem comprar um presente.

Linda Rosencrance para o IDG Now!*

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail