Home > Notícias

Dell compra empresa de PCs Alienware

Aquisição vai possibilitar à Dell entrar no mercado de computadores para games

23/03/2006 às 14h25

Foto:

A Dell concordou em adquirir a fabricante de PCs de alta performance Alienware, as empresas anunciaram na quarta-feira (22/03).

A aquisição vai “complementar a linha própria da Dell de computadores de alta performance” e vai proporcionar à linha Alienware os benefícios da “cadeia de suprimento e a eficiência operacional” da Dell.

A compra, que vem sendo alvo de rumores há semanas, deve passar pela aprovação regulatória em 30 a 60 dias. Os termos financeiros da transação não foram revelados.

Na prática, o negócio fará com que as estações para jogos e laptops da Alienware cheguem aos usuários com mais rapidez.

Hoje, um cliente pode esperar até seis semanas para receber um produto da Alienware, disse Mark Vena, porta-voz da Alienware. Na Dell, este período não passa de dez dias, acrescentou o executivo.

A Dell já vende estações de alta performance sob a marca XPS, mas com a aquisição vai economizar tempo para desenvolver uma linha que não possuía, a de PCs voltados a games.

”A Dell sempre será vista como uma empresa boa para consumidores e negócios”, pondera Tim Bajarin, presidente da empresa de análise Creative Strategies. “Um logo da Dell não faria o mesmo efeito que um da Alienware".

Baseada em Miami, a Alienware continuará a operar como subsidiária da Dell e continuará a desenvolver, vender e suportar produtos com a marca própria.

Um aspecto interessante do negócio é que ele fará com que a AMD coloque pelo menos um pé dentro da Dell – parceira exclusiva da Intel –, já que uma série de equipamentos da Alienware utiliza processadores da marca.

De acordo com um porta-voz da Dell, a Alienware ficará livre para trabalhar com o chip que escolher. “Este é o tipo de decisão que eles próprios vão tomar”, disse ele.

Funadada em 1996, por Nelson Gonzalez e Alex Aguila, a Alienware atua no Reino Unido, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Procurada pela reportagem do IDG Now!, a Dell ainda não confirmou se a linha Alienware chegará ao Brasil, onde a empresa possui operações.

A Alienware tem 700 funcionários e nenhum deve ser demitido em função da aquisição, diz a companhia.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail