Home > Notícias

Palm completa 10 anos

O Palm Pilot 1000 inaugurou uma nova era na computação portátil móvel

Por Redação do IDG Now!

27/03/2006 às 14h09

Foto:

O primeiro equipamento móvel portátil, considerado um dos criadores deste segmento da computação, está completando 10 anos.

É o Palm Pilot 1000, que na época de seu lançamento, em 1996, tinha uma memória de128 KB, capaz de armazenar milhares de endereços, telefones e anotações pessoais.

O modelo mais moderno de hoje é o Treo 700w, um smartphone que roda o sistema operacional Windows Mobile, um sinal da trajetória da Palm nestes últimos 10 anos.

O Palm Pilot 1000 não foi a primeira tentativa de se ter um PDA (personal digital assistant) ou handheld, termos pelos quais este mercado ficou conhecido. A Apple, com o Newton, fez uma aposta que não deu certo, em 1993.

O Palm Pilot 1000 foi o primeiro equipamento viável, que atingiu as massas, e era considerado fácil de usar e tinha um software de reconhecimento de escrita considerado muito bom para o período. Em 18 meses, foram comercializados 1 milhão de equipamentos.

Desafios

Ao longo destes 10 anos, a concorrência e as transformações de mercado colocaram a Palm diante de uma série de desafios.

O primeiro deles foi a decisão da Microsoft de entrar neste mercado, criando um sistema operacional, baseado no Windows, para competir com o Palm OS, o software que equipava os handhelds da Palm.
Fabricantes de computadores, como HP e Dell, entraram neste mercado para competir com a Palm com modelos rodando o sistema operacional da Microsoft.

Em setembro de 2005, a Palm se rendeu à Microsoft e anunciou que iria usar o sistema operacional da empresa em seus smartphones, justamente no Treo 700w.

O grande desafio da Palm foi se preparar para a nova fase da computação portátil. Em vez de “agendas” eletrônicas sofisticadas, estes equipamentos móveis se transformaram em computadores de mão, com acesso à internet e recursos de telefonia. Surgia o mercado de smartphones (telefones inteligentes, do inglês).

A companhia lançou a linha Treo de smartphones em fevereiro de 2202, que combina um telefone móvel, e-mail e o sistema operacional Palm OS.

A Microsoft e Intel acabam de anunciar um novo conceito, a plataforma ultraportátil de computação chamada de Origami, cujo primeiro produto foi mostrado pela Samsung, durante a Cebit 2006..

Mercado

A Palm continua líder mundial deste segmento, com 45,6% do de participação de mercado no quarto trimestre de 2005, segundo dados da IDC. Em segundo lugar está a HP, com 20,8%, seguida de longe pela Dell, com 8%.

Apesar disso, o mercado de handhelds enfrenta um forte declínio. Teve nove trimestres consecutivos de queda, só crescendo no quarto trimestre de 2005. Mesmo assim, as vendas foram 18% menores do que o mesmo período do ano anterior, segundo a IDC.

Apesar dos altos e baixos, nestes 10 anos, a Palm anunciou um primeiro trimestre acima das expectativas dos analistas de Wall Street, graças às vendas do seu smartphone, o Treo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail