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Tecnologia sob medida

Closet Comércio de Confecções usa internet para criar alfaiate virtual e eliminar estoques

28/03/2006 às 20h09

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inovadores_closet - 200x198Em tempos de internet, a antiga figura do alfaiate, com fita métrica enrolada no pescoço, alfinete e tesoura na mão, ganhou um toque de tecnologia. Na Closet Comércio de Confecções, de São Paulo, o cliente não precisa sair de casa. Basta acessar o site www.closet.com.br para encomendar roupas sob medida. Quer uma camisa? É possível escolher o tipo de colarinho, o tamanho, os botões, a cor, o tecido, se vai ou não ter bolso etc. Em apenas três dias, recebe o produto em casa. “Com o  uso da tecnologia, procuramos resgatar uma profissão em extinção”, conta Rogério Schandert, diretor da empresa e responsável pelo desenvolvimento e implementação do site da Closet.

A companhia investiu nos últimos anos cerca de 350 mil reais no projeto de implantação da camisaria virtual, sistema que se consolidou no final do ano passado com o desenvolvimento da plataforma tecnológica na internet, envolvendo vendas no varejo e no atacado. Todo o desenvolvimento do sistema, baseado em banco de dados SQL, linguagens ASP, Java Script, Flash e HTML, foi feito internamente. “Alinhamos as diferentes fases do processo de venda, fabricação e distribuição de produtos sob demanda, com a integração total entre fornecedores, vendedores, modelagem, produção e cliente final”, relata Schandert. Para atender aos pedidos, a companhia, que promete preços 50% inferiores aos praticados pelos concorrentes, trabalha com 17 funcionários. Ao longo de 2005, a Closet recebeu quase quatro mil pedidos pela internet. “Passamos da produção massificada para a personalização massificada, criando uma forma totalmente nova de compra de roupa”, avalia o executivo.

Com a iniciativa, a empresa ganhou de diversas formas. Na parte financeira, por exemplo, conseguiu a otimização de recursos ao eliminar os estoques. “A solicitação de tecido ao fornecedor é feita a cada pedido, com a metragem específica de consumo”, explica Schandert. A diversificação do consumidor foi outra grande conquista. Com a criação do Programa Corporate, que oferece 10% de desconto e formas de pagamento diferenciadas para pedidos de compra via web de executivos de grande empresas, a Closet já conquistou clientes em mais de dez companhias, entre as quais Citibank, Avaya, BankBoston e Telemar. O impacto do site nos resultados da Closet não poderia ser melhor, de acordo com Schandert. “Após um período de experiência e aprendizado, o balanço é satisfatório no que diz respeito à fidelização de clientes, à melhoria dos resultados financeiros e ao desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações.”

Raio X
Closet Comércio de Confecções Ltda
Projeto: Alfaiataria e camisaria digital sob medida
Tecnologias principais: Plataforma sob medida
de comércio eletrônico desenvolvida internamente
com banco de dados SQL, linguagens
ASP, Java Script, Flash e HTML
Investimentos: R$ 350 mil
Resultados: 3.923 pedidos em 2005, com melhora
significativa nos resultados financeiros

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