Home > Notícias

IDC: atraso no Windows Vista não afetará as vendas de computadores

Atraso somente levará a uma transferência no movimento de aquisições do quarto trimestre de 2006 para 2007, diz instituto

Por Redação do Computerworld

28/03/2006 às 10h59

Foto:

O atraso no lançamento do sistema operacional Windows Vista não trará grandes efeitos nas vendas de PCs, embora a indústria verá uma tendência de desaceleração nos próximos anos, prevê a IDC.

A Microsoft declarou neste mês que as versões pré-instaladas do Vista não estarão disponíveis pelo menos até o mês de janeiro, embora o sistema operacional seja divulgado aos parceiros em novembro deste ano.

"Alguns consumidores certamente vão atrasar suas aquisições de PCs até que o Vista esteja disponível, mas nós esperamos que o atraso cause apenas uma transferência no movimento de aquisições do quarto trimestre de 2006 para 2007. Mas isso não vai causar perdas de vendas", aponta Loren Loverde, diretor da pesquisa trimestral de PCs da IDC.

O atraso no Vista deverá, no entanto, elevar os custos com marketing para a Microsoft e para os fabricantes de PCs neste ano, à medida em que tentam atrair consumidores e ajustá-los ao novo cronograma.

Enquanto as vendas de PCs têm subido em torno de 15% nos últimos dois anos, a IDC prevê crescimento de 10,5% neste ano na maioria das regiões. Em 2007, o crescimento deverá ser um pouco mais acentuado, atingindo a marca de 10,7%, com 254 milhões de PCs comercializados. O valor estimado é de 232 bilhões de dólares.

A IDC acrescenta ainda que os números são relativamente fortes. A companhia esperava uma desaceleração mais profunda no crescimento, mas indicações mostram que os gastos devem permanecer estáveis em virtude do interesse pelo Vista. Em novembro do ano passado, a IDC atribuiu a desaceleração no crescimento ao fim do ciclo de três anos de compra conduzido pelas companhias e usuários domésticos.

Outra tendência é que os desktops estão perdendo espaço para os laptops nos Estados Unidos. Consumidores estão aumento sua opção por notebooks, atraídos pelo baixo custo, telas maiores e tempo de bateria aprimorado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail