Home > Notícias

CEO da Intel mostra concorrente do notebook de 100 dólares

Em visita ao Brasil, Paul Otellini apresenta projeto de notebook educacional de US$ 400 previsto para o começo de 2007

Por Ralphe Manzoni Jr., editor executivo do IDG Now!

28/03/2006 às 17h23

Foto:

Veja álbum de fotos com o Edu-Wise da Intel

O presidente da Intel, Paul Otellini, mostrou pela primeira vez um protótipo de um notebook educacional, chamado de Edu-Wise, muito parecido com o equipamento de 100 dólares que é patrocinado pela rival AMD e será lançado pela organização não-governamental One Laptop per Child (OLPC).

Segundo Otellini, o projeto está em fase inicial e deve ficar pronto no começo de 2007. O notebook deve custar aproximadamente 400 dólares. Quando questionado sobre o laptop de 100 dólares, de Nicholas Negroponte, o presidente da Intel afirmou que não gostaria de fazer comparações entre os projetos.

Ele, no entanto, disse que o projeto da Intel tem todas as funcionalidades de um computador comum, podendo rodar um sistema operacional completo, como o Windows, sem a necessidade de uma versão simplificada.

O presidente da Intel Brasil, Oscar Clarke, disse que a fabricante de chips tem planos de oferecer o produto ao governo brasileiro, incluindo, além do hardware, acesso em banda larga sem fio e conteúdo educacional.

O protótipo foi mostrado muito rapidamente aos jornalistas e tem o tamanho e o formato de um caderno escolar pequeno. A estratégia da Intel é entrar com o conceito do produto e que seus parceiros, com a fabricação.

Otellini participou, nesta manhã (28/03), da abertura da Semana Intel da Mobilidade, no qual foram lançados no mercado brasileiro os primeiros notebooks equipados com o processador Intel Centrino Duo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail