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Cada peça em seu lugar

Com a ajuda de sistemas de gestão e terminais thin client, a Luporini Distribuidora de Auto Peças cresceu 22% em 2005

28/03/2006 às 20h28

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inovadores_luporini - 200x204Para garantir a competitividade, a Luporini Distribuidora de Auto Peças considera a informação em tempo real um item vital. “Atualmente, todas as peças e os rolamentos que entram e saem da empresa são controlados por código de barras e gerenciados por um sistema de Business Intelligence”, conta Guido Luporini Júnior, diretor da empresa paulista de 70 funcionários. Mas nem sempre foi assim. Planejado no final de 2001, o projeto de atualização tecnológica reverteu a situação crítica em que se encontrava o departamento de TI da distribuidora: gastos excessivos, desperdício de suprimentos de informática, softwares sem licenças de uso, interrupções constantes no sistema. “As ferramentas de gestão desenvolvidas internamente nunca entravam em produção”, lembra o executivo.

Era o momento adequado para uma transformação drástica de toda a infra-estrutura de TI. Uma das dificuldades do projeto foi convencer a antiga diretoria, responsável pelo desenvolvimento do sistema interno de gestão. Mas os argumentos a favor eram fortes. “O custo de desenvolvimento interno já ultrapassava 250 mil reais em dois anos e não havia a menor idéia de quando seria feita a implementação”, assinala Luporini. Com a compra de cabeamento estruturado, PABX, renovação do parque de computadores, servidores, impressoras e multifuncionais, softwares e equipamentos thin client, foram gastos cerca de 330 mil reais.

O processo envolveu desde a mudança dos quadros elétricos à adoção de software de gestão (RM Sistemas), banco de dados (Oracle), segurança (Symantec) e plataforma de software livre (Linux). A opção pelos equipamentos thin client, utilizando a tecnologia WTS (Windows Terminal Services), foi um dos grandes diferenciais do projeto. O custo desse tipo de dispositivo (700 reais) é cerca de um quarto do valor de um desktop, a manutenção é praticamente zero, o preço das licenças também é baixo e os equipamentos são mais fáceis de gerenciar e mais seguros.

Com a atualização, as informações contábeis passaram a ser geradas dentro da própria empresa, possibilitando que os terminais colocados nas mãos do departamento de televendas pudessem operar a distância. “Além de reduzir custos e erros com as informações, temos agora qualquer relatório contábil e fiscal que necessitamos em tempo real”, diz ele. E a mudança na área de TI foi um fator decisivo para a expansão da empresa. “Em 2005, nosso faturamento atingiu 18 milhões de reais, um aumento de 22%. Para 2006, nossa expectativa é alcançar 20 milhões de reais”, afirma Luporini.

Raio X
Luporini Distribuidora de Auto Peças Ltda
Projeto: Retec - Reestruturação Tecnológica
Tecnologias principais: Plataforma sob medida
de comércio eletrônico desenvolvida internamente
com banco dedados SQL, linguagens ASP, Java
Script, Flash e HTML
Investimentos: R$ 330 mil
Resultados: crescimento de 22% nas vendas

Inovadores - 50Veja outros cases vencedores na categoria de 51 a 150 funcionários

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