Home > Notícias

Spam não garante mais dinheiro fácil

Em entrevista a PC WORLD, Mike, um spammer americano, fala das agruras da “profissão” diante da reação anti-spam de empresas e usuários

28/03/2006 às 16h35

Foto:

Em entrevista a PC WORLD, Mike, um spammer americano, fala das agruras da “profissão” diante da reação anti-spam de empresas e usuários

silhueta - 250x258Mike é um pequeno spammer americano com grandes problemas. O envio de e-mail indesejado, diz ele, não compensa como antes porque os filtros de spam estão aprimorados. Além disso, a prisão é uma ameaça constante à medida que as autoridades aplicam leis anti-spam mais agressivamente.

Por isso, Mike está tentando mudar. Atualmente, ele ganha 500 dólares por semana no negócio de spam com a venda de listas de endereços IP de computadores comprometidos, às vezes chamados de PCs zumbis, que os compradores utilizam para enviar spam. O dinheiro não é tão farto quanto na época em que ele próprio fazia os mailings, mas Mike afirma que, assim, a probabilidade de ser pego é menor.

PC WORLD descobriu Mike por meio de um site onde spammers reúnem-se e compartilham dicas. Ele concordou em dar uma entrevista com a condição de que seu nome verdadeiro não fosse revelado.

Você acha que o que faz é errado?
Não ligo para o que as pessoas pensam.

Por que você não envia e-mail em massa legalmente? A lei CAN-SPAM que combate mensagens indesejadas permite isso.
Seguir as regras é ruim para o negócio. A única maneira de os spammers passarem pelo filtro anti-spam de um provedor de internet atualmente é enganá-lo, e as técnicas para enganar filtros anti-spam são ilegais, de acordo com o CAN-SPAM. Portanto, se você quiser ter certeza de que não vai acabar em um tribunal, não se deixe descobrir.

Leis anti-spam e filtros melhores estão produzindo resultado?
Sim. Hoje, os grandes provedores de internet bloqueiam e-mail de fontes suspeitas. Eles filtram spam com base em endereços de e-mail, palavras, links no e-mail, imagens ou outra coisa qualquer. Mas quanto melhores os filtros ficam, mais determinados somos. Não que os spammers desejem violar a lei. Apenas estamos à procura de qualquer fresta possível no filtro para passar.

Por que vocês continuam envolvidos no negócio de spam se ele está mais arriscado e menos lucrativo?
Quanto a mim, é o que sei fazer. E detestaria ter de desistir. Seria admitir a derrota.

Qual lhe parece o futuro da atividade de spammer?
Nada bom. O investimento de capital em computadores e software necessário para fazer o risco valer a pena é enorme. Muita gente mais jovem do que eu está nessa atividade. Mas, para muitas pessoas como eu, deixou de ser dinheiro fácil. Estamos jogando a toalha.

Você estaria vendo uma mudança da guarda do spam, por assim dizer?
Atualmente, os spammers são diversificados. Eles trabalham com adware, controlam botnets de computadores, são autores de vírus. Os spammers atuais não querem apenas vender Viagra, eles querem levar você a fornecer o número do seu cartão de crédito ou infectar seu sistema e transformá-lo em um zumbi.

O spam vai desaparecer um dia?
O spam nunca vai desaparecer. Se ninguém estivesse interessado em spam e as pessoas nunca comprassem nada que fosse anunciado para elas, o spam desapareceria. Mas este não é o caso.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail