Home > Notícias

Um novo jeito de dizer alô

ALE Combustíveis corta a conta telefônica em 76% com o novo sistema VoIP que interliga as filiais

28/03/2006 às 20h35

Foto:

inovadores_ale - 200x192Reduzir custos com avanços tecnológicos é uma questão estratégica na ALE Combustíveis, empresa de 300 funcionários que integra o Grupo Asamar. Foi essa a tônica, por exemplo, do projeto para controle, gestão e segurança das informações, implementado em 2005 com programas da Symantec. Foi o que ocorreu, também no ano passado, com a implantação do sistema de monitoramento de toda a estrutura da rede e dos links de comunicação, baseado no software da norte-americana ASG. Não poderia ser diferente, portanto, o enfoque do atual projeto de implementação da tecnologia VoIP para interligar o sistema de comunicação da empresa, que conta com 450 postos em 28 localidades do Brasil. “Estamos sempre buscando novidades tecnológicas que contribuam para reduzir os custos”, resume Renato Braga, gerente de TI da empresa.

A ALE desembolsou aproximadamente 70 mil reais na aquisição de um PABX MD110, da Ericsson, instalado na matriz em Belo Horizonte, e de modelos BP250 para as demais filiais envolvidas no projeto. Em cada PABX, instalou placas IP, também da Ericsson, para possibilitar a comunicação através de tronco e não dos ramais. Esse é, por sinal, o grande diferencial do projeto de VoIP da ALE, de acordo com Braga. “A maioria dos projetos de telefonia IP é baseada em aparelhos IP, o que limita a utilização do recurso, pois envolve um grande investimento em roteadores e outros ativos da rede. Na estrutura da ALE, qualquer pessoa de uma filial com comunicação IP pode falar com qualquer outro
funcionário apenas digitando o número do ramal, sem a necessidade de ter um aparelho dedicado. A comunicação VoIP ocorre de PABX a PABX e não de telefone ao PABX”, explica ele.

O efeito do sistema VoIP nos custos de telefonia foi imediato, segundo Braga. O valor das ligações entre as várias localidades caiu 76%, indica o gerente de TI. “Foi uma mudança tão gritante que muitas operadoras com as quais operávamos chegaram a nos procurar para saber o que tinha acontecido, pois a bilhetagem tinha diminuído substancialmente”, relata.

Na ALE Combustíveis, redução de custos operacionais significa produtos com preços mais atraentes. E preço atraente é muito importante para uma empresa que pretende ampliar sua participação em um mercado altamente competitivo como o de combustível. Em 2005, a ALE investiu pesado em infra-estrutura e capital de giro para comercializar 1,56 bilhão de litros de combustíveis, 18% a mais que em 2004. As inovações na área de TI, como o projeto de VoIP, acabaram contribuindo para esse resultado, avalia Braga. “Além disso, alcançamos alto nível de satisfação dos usuários com as facilidades oferecidas”, ressalta.

Raio X
ALE Combustíveis S.A
Projeto: VoIP
Tecnologias principais: PABX Ericsson MD 110, BP
250, placa IP (Ericsson)
Investimentos: R$ 70 mil
Resultados: economia de 76% no valor da conta
de telefonia e maior satisfação dos usuários

Inovadores - 50 Veja outros cases vencedores na categoria de 151 a 300 funcionários

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail