Home > Notícias

F-Secure alerta para 1ª praga que rouba dados de celulares

Cavalo-de-tróia Flexispy.A registra mensagens SMS e chamadas recebidas e é vendido legalmente por empresa online

Por Redação do IDG Now!*

30/03/2006 às 15h45

Foto:

A companhia de segurança F-Secure alertou para o descobrimento do primeiro cavalo-de-tróia para celulares que rouba informações sigilosas do usuário, nesta quarta-feira (30/03).

O blog da companhia destaca que o Flexispy.A se instala em telefones com sistema operacional Symbian, desenvolvido pela Nokia, e grava mensagens SMS enviadas e recebidas e números de telefones para quem o usuário chama.

A praga, porém, não é fruto do trabalho de hackers - a empresa Flexispy é responsável pelo desenvolvimento e comércio do software, alegando que a praga pode ser uma ótima ferramenta para controle de filhos ou espionagem de namorados.

Não é impossível pensar, porém, que o cavalo-de-tróia comercial, vendido por 49,95 dólares e compatível com todos os celulares da Series 60, da Nokia, poderia servir de base para que hackers desenvolvam pragas similares voltadas para o roubo de dados sigilosos.

Após sua instalação, a praga envia os dados registrados para um servidor remoto, onde o hacker pode ter acesso, ou para outro celular pela interface Bluetooth.

De acordo com a companhia de segurança McAfee, foram registrados 175 vírus que atingem celulares, aumento de 877% na comparação com os 18 registrados em 2004.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail