Home > Notícias

Primeiro drive Blu-Ray da Panasonic chega ao mercado em setembro

Equipamento DMP-BD10 estará disponível cinco meses mais tarde e três vezes mais caro que aparelhos do formato HD-DVD

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

30/03/2006 às 11h24

Foto:

O primeiro aparelho Blu-Ray da Panasonic chegará às lojas norte-americanas em setembro deste ano, disse a companhia nesta quarta-feira.

Poucos detalhes sobre o players foram anunciados, mas a companhia disse que seu preço lançamento pode ser até três vezes maior que os primeiros equipamentos do formato rival HD-DVD.

O formato Blu-Ray é uma nova tecnologia de armazenamento óptica desenvolvida para substituir DVDs como a mídia para filmes de alta definição. A tecnologia é apoiada por uma série de companhias de eletrônicos de consumo, como a Panasonic, Sony, Sharp e Samsung.

No entanto, o Blu-Ray sofre a competição com o rival chamado HD-DVD, apoiado por empresas como Toshiba, Microsoft e Intel.

A Panasonic disse que o DMP-BD10 será lançado simultaneamente com sua primeira televisão de plasma de alta definição total. Existem vários diferentes tipos de sinais de vídeo classificados como de alta definição, mas o mais poderoso deles, em que a imagem é reproduzida em 1.080 linhas horizontais, foi chamado de "HD total" e se tornou recentemente uma promessa no mercado de TVs.

O drive Blu-Ray custará "menos que 1.500 dólares", disse a Panasonic em um anúncio.

De acordo com os planos de lançamento, o aparelho da Panasonic chegará cinco meses após a introdução do player HD-DVD. A Toshiba planeja colocar o primeiro aparelho do formato a venda nos Estados Unidos em abril por cerca de 500 dólares. O primeiro tocador Blu-Ray do mercado internacional será da Samsung e chegará ao mercado no dia 23 de maio, seguido por uma aparelho da Sony, em julho, que custará cerca de mil dólares.

O lançamento de ambos os formatos foi atrasado diversas vezes. A Toshiba originalmente planejava lançar o HD-DVD no final de 2005, mas foi forçada a atrasar o aparelho já que as especificações de um sistema de gerenciamento de conteúdo não estavam completas. Remarcado para março, o lançamento oficial foi atrasado em um mês já que os primeiros filmes do padrão não estariam disponíveis antes de abril.

Os planos de lançamento do Blu-Ray também foram atrasados pelo mesmo atraso no sistema de gerenciamento de conteúdo - ambos os formatos usam uma tecnologia comum chamada AACS (Advanced Access Content System).

*Martyn Williams é repórter do IDG News Service, em Tóquio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail