Home > Dicas

Fotos no tamanho certo

Confira algumas dicas para redimensionar imagens para impressão, visualização na tela, web e e-mail

Dave Johnson – PCW/EUA

03/04/2006 às 18h16

Foto:

Confira algumas dicas para redimensionar imagens para impressão, visualização na tela, web e e-mail

O grande atrativo das novas câmeras de 6 megapixels ou 8 megapixels é a qualidade sem paralelos de suas imagens e a habilidade de produzir impressos do tamanho de pôsteres. Mas, honestamente, com que freqüência você sente necessidade de transformar suas fotografias nesse tipo de material? Muito provavelmente, você quer apenas compartilhar versões reduzidas delas.

As armadilhas do tamanho real
Redimensionar - abre - 150x100Não me entenda mal, não há nada de errado em tirar fotos com a câmera configurada para a resolução máxima e, depois, simplesmente compartilhar essas imagens com os amigos e familiares. Todo mundo faz isso com freqüência. Mas essa prática tem uma desvantagem. Se você tentar anexar uma imagem de 2 MB a um e-mail, por exemplo, você vai se pegar tamborilando com os dedos na mesa enquanto espera pelo upload. E, embora muitos serviços de e-mail aceitem anexos de até 10 MB atualmente, você não sabe quais são as limitações de tamanho de anexo de todos os destinatários.

As pessoas que vão receber o mimo também podem não querer um arquivo tão grande. Há quem reclame do tamanho das imagens geradas pelas modernas câmeras digitais. Algumas dessas pessoas argumentam que não imprimem as imagens e que, portanto, querem a resolução suficiente para visualizá-las bem na tela do computador e nada mais.

Finalmente, você pode não querer oferecer imagens de tamanho real. Compartilhar arquivos menores significa que só você pode imprimir em grande formato, o que é uma maneira de manter controle sobre suas fotos.

Redimensione manualmente
Na prática, qualquer editor de imagens permite que você redimensione fotos. Abra o arquivo no Paint Shop Pro, por exemplo, e escolha as opções Image/Resize no menu. Neste programa, você terá diversos modos de redimensionamento: por tamanho do pixel (pixel size), porcentagem do original ou tamanho da impressão.

Redimensionar - tela1 - 200x310Vamos assumir que você queira, normalmente, redimensionar para um tamanho de pixel específico. Certifique-se de que o menu esteja configurado para Pixels e que a opção Lock Aspect Ratio na parte de baixo da caixa de diálogo esteja marcada – esta informação manterá a proporção correta da imagem quando você entrar a largura ou a altura. Então, digite o tamanho desejado. 

Muitas vezes, você pode redimensionar uma foto para um tamanho de impressão específico. Suponha que seu tio diga que quer fazer uma impressão 13 por 18 de uma de suas fotos. Neste caso, ignore a seção de dimensionamento por pixel da caixa de diálogo Resize e configure, em vez disso, os parâmetros da seção Print Size para aproximadamente 13 x 18 centímetros (ou 5 x 7 polegadas). Naturalmente, a menos que sua foto parta de uma proporção de 13 por 18 centímetros, o redimensionamento não será exatamente de 13 x18. Não importa, use o senso comum e escolha um tamanho que se aproxime das dimensões exatas. Ajuste a configuração para algo entre 200 e 300 pontos por polegadas (pixels per inch). Clique em Ok e use a opção Save As no menu arquivo para fazer uma cópia da imagem para seu tio.

Use o recurso PowerToy
Redimensionar - tela3 - 250x160Se você não quer abrir a foto em um programa de edição para simplesmente redimensionar poucas imagens, você está com sorte. Faça o download do Image Resizer (ImageResizer.exe) do site Microsoft’s PowerToys (clique aqui - :
http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx) Ele é gratuito e acrescenta um conveniente comando de redimensionamento ao menu de contexto quando você dá um clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo de imagem. Para instalar o programa, faça o download do arquivo para o local que desejar, dê um duplo clique nele e siga as instruções de instalação. Uma vez instalado, simplesmente selecione uma ou mais fotos no Windows Explorer, clique com o botão direito e escolha a opção Resize Pictures. Você poderá selecionar de uma lista de tamanhos comuns de imagens ou usar medidas personalizadas para fazer uma cópia menor. Você também pode clicar em opções avançadas (Advanced) e redimensionar o original. Se você faz uma série de redimensionamentos – especialmente para websites ou e-mail – este é provavelmente um add-on essencial para seu Windows

Tamanho menor para o Outlook
Redimensionar - tela4 - 250x160Mesmo sem ter de instalar um programa novo, há uma ferramenta de redimensionamento simples no Windows que você pode usar em conjunto com o Outlook. Selecione uma o mais fotos, dê um duplo clique, escolha Enviar Para e escolha Destinatário de Correio. Você verá a pequena caixa de diálogo Enviar Mensagens Por Email. Ela permite que você reduza o tamanho dos anexos antes de adicioná-los à mensagem. Para escolher entre vários tamanhos, clique no link Mostrar Mais Opções.

Ideal para a web
Redimensionar - tela5 - 250x382A web é um excelente lugar para compartilhar fotos, mas muita gente fica insegura de postar as versões de tamanho real de suas imagens. Se você faz isso, qualquer um no planeta pode ter acesso irrestrito a elas. E pode ser que você não goste da idéia de o presidente da Finlândia baixar as fotos do seu gato, não é mesmo?

A solução? Altere o tamanho das fotos antes de fazer o upload. A tarefa é fácil na maioria dos serviços de compartilhamento. O Flickr, por exemplo, oferece a ferramenta Uploadr gratuitamente. Você precisa apenas ser um membro para fazer o download.

Para redimensionar imagens dinamicamente, antes de usar o Uploadr, clique no botão Settings para especificar que você quer redimensionar todas as fotos enquanto elas são enviadas para o serviço. Para visualização na tela, uma boa opção é sempre definir que o lado mais comprido tenha 800 pontos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail