Home > Notícias

Ligue grátis via internet

Quer economizar com as ligações telefônicas? Testamos os principais serviços de comunicação instantânea com recursos de voz

03/04/2006 às 14h57

Foto:

Quer economizar com as ligações telefônicas? Testamos os principais serviços de comunicação instantânea com recursos de voz

messengerilustraEsqueça os altos gastos com interurbanos e ligações internacionais. Com a tecnologia de VoIP é possível conversar via internet sem custos ou com preços muito mais baixos que os cobrados pelas operadoras tradicionais.  As ligações de PC para PC são o meio mais básico de telefonia pela internet – e o que faz mais sucesso. Programas como o Google Talk, MSN Messenger, Skype e Yahoo Messenger otimizam os meios já disponíveis para economizar. Afinal, se você já tem um computador com banda larga, por que não economizar na conta telefônica?

O salto das chamadas IP grátis do mercado corporativo para os usuários particulares se potencializou devido à proliferação das linhas ADSL e a facilidade de uso. Deixou de ser uma prática acessível só para os usuários mais hábeis e se tornou um ato tão simples quanto realizar uma ligação convencional. Se somarmos a isso o fato de que as chamadas entre computadores  são gratuitas, estaremos frente a uma revolução que já incomoda as operadoras de telefonia tradicionais.

Esses sistemas permitem a transmissão de voz através de redes IP. Para isso, ela é convertida em pacotes de dados que se recompõem ao chegar ao seu destino. O avanço da própria tecnologia e a proliferação das linhas ADSL conseguiram eliminar o retardo ou a perda de dados durante seu transporte, o que dá lugar a uma comunicação limpa.

Para telefonar gratuitamente através da internet só é preciso ter um computador, um microfone e alto-falantes ou fones de ouvido. Embora possa ser utilizado um hardware próprio, isto é, um telefone IP, é uma forma de comunicação muito simples para a qual não é necessário um gasto adicional. É recomendável possuir banda larga, pois, mesmo não sendo um requisito imprescindível, oferecerá melhor qualidade na comunicação. Também é necessário baixar algum dos programas principais que oferecem ligações gratuitas.

Obviamente, a decisão dependerá em grande parte do programa que os seus contatos já utilizam, pois só será possível telefonar gratuitamente de PC para PC para os contatos que tenham o mesmo programa instalado. Por outro lado, não há problemas de incompatibilidade entre eles. Ou seja, é possível ter vários clientes desse tipo instalados e em pleno funcionamento ao mesmo tempo.

Skype, Google Talk, Yahoo e MSN Messenger são os programas mais utilizados, com folta para o Skype, que se tornou o precursor de um sistema que pouco a  pouco os outros estão incorporando. Yahoo, MSN e Google também permitem as ligações gratuitas, porém, no momento, só o Skype e o Yahoo oferecem ligações para números convencionais com preço reduzido.

Antes de analisar cada um deles separadamente, é preciso mencionar uma série de características comuns. Todos são basicamente programas de mensagem instantânea, com exceção do Skype, que foi o primeiro a oferecer VoIP além da troca instantânea de mensagens entre computadores, e o  Google Talk, que ao ser o último a se juntar ao grupo, incluiu esse recurso de série. Tanto o Yahoo como o MSN Messenger aderiram para aperfeiçoar suas ligações gratuitas de PC para PC frente o sucesso estrondoso do Skype. A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade da chamada. No começo, esse tipo de comunicação se caracterizava por uma medíocre recepção de som, cheia de silêncios e cortes, mas este foi um problema solucionado rapidamente. Quando são cumpridos os requisitos mínimos quanto à conexão e ao computador, geralmente eles oferecem um som limpo, sem cortes, semelhante ao de uma chamada convencional.

O funcionamento é muito simples. Com relação às ligações gratuitas, ma vez registrados e instalado o programa, é preciso penas acrescentar os contatos (pessoas com as quais conversaremos), que se estiverem ativos (cada sistema mostra isso de uma forma), já podemos telefonar. Além  de estarem conectados, nossos contatos devem estar disponíveis, preparados para receber ligações.  Em todos os programas citados nesta reportagem  é permitido detalhar nosso status (como ocupado, por exemplo).
Em cada um dos programas testados você encontrará uma pequena ficha, com uma avalição. Essa nota foi obtida analisando não só a quantidade de serviços que oferecem, mas também a qualidade. Também foram levados em conta os recursos extras dos programas, como buscador, serviço de notícias, rádio, envio de arquivos, fotografias e videoconferência.

Confira a avaliação de cada um:

Skype, o início da revolução
MSN Messenger – o melhor está por vir
Yahoo Messenger – parceria com MSN e aposta em VoIP
Google Talk, o último a chegar

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail