Home > Notícias

Google Talk, o último a chegar

Ferramenta é um beta simples e plenamente funcional, mas muito enxuto para os mais exigentes

03/04/2006 às 15h15

Foto:

googletalkO Google Talk foi o último programa, dos quatro analisados por PC WORLD, a chegar ao mercado. Apesar disso, a demora no seu lançamento fez com que incorporasse boas possibilidades de voz desde o princípio, ao contrário dos  seus competidores veteranos, que tiveram que se adaptar aos novos tempos. O Google Talk se caracteriza pela simplicidade e sobriedade das quais se gabam todos os produtos do Google.

Como acontece em quase todos os programas de mensagem instantânea, é necessário associar um e-mail ao usuário. No caso do Google Talk, esta associação é bem mais complicada que no resto dos programas, pois é necessário uma conta no Gmail (só disponível com  um convite de quem já é usuário). Superada essa etapa, é necessário instalar o programa e se identificar. Apesar das claras limitações do Google Talk com relação ao resto dos programas avaliados, sua simplicidade é sinônimo de rapidez, tanto na hora de registro como de procurar contatos. Por último, para telefonar para um contato disponível no Google Talk é preciso apenas clicar sobre ele e, na nova janela que aparecerá, clicar no botão Call, momento em que se iniciará a chamada.

Não há nada contra a dizer sobre a qualidade das ligações que são realizadas com este serviço, mas há alguns "poréns" quanto às funcionalidades do programa. Ao contrário de todos os outros, que possuem emoticons animados, interface atrativa com acessos diretos a mais serviços, envio de arquivos ou realização de conferências, o Google Talk é um beta simples e plenamente funcional, mas muito enxuto para os mais exigentes.

GOOGLE TALK
www.google.com/talk
Idioma: inglês
Qualificação: 6,5

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail