Home > Notícias

Skype, o início da revolução

O Skype é o programa gratuito e simples que acendeu o pavio da revolução IP

03/04/2006 às 15h06

Foto:

skypetelaO Skype é o programa gratuito e simples que acendeu o pavio da revolução IP. Dos mesmos criadores do Kazaa, este programa teve uma expansão tamanha que muitos fabricantes de hardware começaram a comercializar produtos compatíveis com o Skype. Passou de um pequeno programa de comunicação para um ícone que consegue vender hardware de empresas mais veteranas. Como acontece com os outros, ao se basear na comunicação por voz entre dois computadores sem a intervenção de uma operadora telefônica, as ligações podem ser gratuitas. O Skype se lançou desde o começo como um serviço de voz, ao contrário do MSN e do Yahoo, que foram aperfeiçoando a comunicação por voz segundo a demanda que observavam dos usuários. De fato, serviços como as mensagens instantâneas ou o envio de arquivos só serviram para complementar a oferta de voz. 

Sua interface é simples e intuitiva. Basta clicar duas vezes no nome da pessoa para iniciar a chamada ou clicar sobre o ícone de chamada que aparece na parte inferior do programa. Ao contrário dos outros programas nos quais clicar duas vezes inicia uma janela de mensagem instantânea, neste caso se realiza a chamada, o que demonstra como o Skype prioriza as ligações em relação ao resto dos seus serviços.
A versão 2.0 acrescentou importantes melhorias e um amplo pacote de novidades, entre as quais se destaca a possibilidade de vídeo. Deste modo, é possível realizar videoconferência para ver os interlocutores enquanto se fala pelo telefone com eles. O Skype também oferece a possibilidade de realizar ligações para telefones fixos e móveis de qualquer parte do mundo com tarifas muito mais acessíveis que as que são oferecidas pelas operadoras tradicionais.

SKYPE
www.skype.com/intl/pt
Idioma: português
Nota: 8

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail