Home > Notícias

Japão estréia TV digital móvel

País iniciou transmissão de programação digital para celulares no sábado (01/04)

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

03/04/2006 às 11h15

Foto:

Um serviço de TV digital voltado a celulares e outros dispositivos móveis estreou no Japão, no sábado (01/04).

Chamado "one-seg", o serviço oferece transmissão simultânea de diversos canais de TV terrestre e está disponível sem custos.

As transmissões começam em diversos pontos do país e, em Tóquio, os usuários devem ter acesso a pelo menos sete canais por meio do serviço.

A mobilidade faz parte do serviço japonês de TV digital, que divide a transmissão digital de cada canal de TV em 13 segmentos, dos quais 12 são usados para envio de sinal em MPEG2 para aparelhos de TV e um é usado para enviar MPEG4 para aparelhos móveis.

O sinal em MPEG4 tem resolução QVGA (320 pixels x 240 pixels), o que significa que é mais adequado para ser reproduzido em pequenos aparelhos, como celulares.

Junto à transmissão de TV são enviados dados, que podem prover informações adicionais sobre a programação que está sendo transmitida.

A Japan Broadcasting, emissora nacional, envia notícias e informações sobre o tempo com seus programas, e planeja serviços interativos. Se o aparelho utilizado é um celular, fica mais fácil estabelecer o sinal de retorno.

Entre os potencies clientes, o serviço já é bastante conhecido, segundo uma pesquisa realizada com 6 mil pessoas no início de março pela NTT Advertising.

Mais da metade das pessoas consultadas tinha ouvido falar do one-seg e a maioria alegou que utilizaria o serviço para matar o tempo enquanto espera por algum compromisso.

Notícias, tempo e música foram os programas classificados como os mais atrativos, segundo a pesquisa.
Aparelhos prontos para utilizar o serviço já estão no mercado, com planos de mais lançamentos.

A NTT DoCoMo, maior operadora de celular do Japão, oferece um aparelho da Panasonic e a KDDI tem dois modelos disponíveis – um da Hitachi e outro da Sanyo. A Vodafone KK planeja oferecer um dispositivo compatível com o one-seg ainda neste ano.

Com o novo serviço, o Japão se torna o segundo país a oferecer transmissão digital para celulares – a Coréia do Sul iniciou um serviço similar em dezembro de 2005.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail