Home > Notícias

Líderes de grandes empresas dão dicas de uma carreira de sucesso

Presidentes da Cisco, da HP e da Telefônica Empresas explicam o que você deve fazer para se dar bem na sua profissão

Por Edson Soares, com apoio do IDG Now!

04/04/2006 às 11h14

Foto:

Capacidade de se renovar, de lidar com o stress, humildade e organização são algumas das características que um profissional deve ter para traçar uma carreira de sucesso. Quem dá as dicas são executivos de alto escalão da Cisco Systems, HP e Telefônica Empresas.

Em evento organizado pela Cisco com 900 jovens na última sexta-feira (31/03), Rafael Steinhauser, presidente da Cisco Systems no Brasil, Roberto Medeiros, presidente da Telefônica Empresas, e Carlos Ribeiro, presidente da HP, conversaram sobre suas carreiras de sucesso dando conselhos que consideram importantes para uma trajetória profissional de conquistas.

Renovação constante e humildade

Conforme explicou Steinhauser, um profissional nunca deve achar que já sabe tudo. Humildade para sempre aprender coisas novas é algo fundamental, segundo o executivo da Cisco.

“Nunca ache que é melhor que os outros, senão você se perde. Se você já teve sucesso em uma fase da sua vida não significa que saberá a fórmula certa para todo o sempre. Tem que ser desconfiado. Ter os pés no chão e os olhos no céu”, sintetiza o profissional.

O carioca Medeiros, da Telefônica, afirmou que quando jovem achava que o Brasil e o Rio de Janeiro eram o centro do mundo. Após mudar-se para São Paulo e fazer algumas viagens, Medeiros descobriu que as coisas não eram como pensava.

“É preciso estar sempre aberto para novas oportunidades, novas idéias e novas visões. Exercitar os próprios paradigmas”, aconselha o executivo.

“Um profissional muito bem formado não pode se achar o melhor. É preciso estudar sempre, dialogar, se atualizar, se renovar”, defende Steinhauser.

Organização e intuição

Em épocas de overdose de informações, de metas de faturamento a cumprir e prazos curtos a obedecer, como dar conta de todas as exigências demandadas? Segundo Steinhauser, é preciso organização e um pouco de intuição.

“Têm-se cada vez mais possibilidades. E o grande desafio não é abraçar todas, mas sim descobrir quais são as possibilidades chaves, quais são as centrais. O resto é preciso delegar ou mesmo deixar de lado”, explica Steinhauser enfatizando a importância da organização, da focalização e da autogestão no processo de tomada de decisões e das práticas de trabalho.

Outros aspectos levantados foram a intuição e a sorte. “Mais uma arte que uma ciência”, segundo Steinhauser, é possível atrair a sorte mesmo se tratando de algo abstrato. 

“Não falo da sorte no sentido do acaso. Se você está na hora e lugar certos não se trata de acidente, não é casual. É porque você trabalhou para isso e não ficou esperando acontecer”.

Por isso, Steinhauser considera fundamental ter seriedade profissional. “Não podemos fazer só o que gostamos ou o que é mais fácil. Às vezes, é preciso fazer o que tem que ser feito ou estudar o que lhe é demandado, mesmo que seja algo chato”.

Ribeiro concorda com a idéia e associa sorte ao fato de, às vezes, fazer mais do que é esperado de você. “Você surpreende a si mesmo e aos outros”.

Qualidade de vida

"Work life balance”, é como o presidente da Cisco define um bom dia-a-dia no trabalho. A frase, cuja autoria Steinhauser atribuiu a um mentor profissional inspirador, quer dizer nada mais que procurar sempre um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, visando ao bem estar.

“Você tem que olhar tudo: o trabalho, a família, a atividade física, a atividade cultural e até atividade espiritual. É preciso ter válvulas de escape e aprender a lidar com o stress sabendo a diferença entre a pressão do trabalho e sua própria pressão”, explica Steinhauser.

Ribeiro utilizou o termo resiliência para definir a questão. Trata-se da capacidade de conseguir lidar com o stress de maneira mais fácil. “É preciso ser flexível”, concluiu o executivo, que está há cerca de 30 anos na HP, onde começou em um de seus primeiros empregos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail