Home > Notícias

Pesquisa revela marcas de eletrônicos mais confiáveis

Dell e HP estão entre as mais confiáveis, enquanto Microsoft e Toshiba inspiram menos confiança ao usuário, diz Forrester

Por Redação do IDG Now!

06/04/2006 às 16h37

Foto:

Dell, HP, Sony, Panasonic e Bose (fabricante de equipamentos de áudio) estão entre as marcas mais confiáveis na opinião dos consumidores norte-americanos, de acordo com uma pesquisa do Forrester Research.

O estudo Technology Brand Scorecard avaliou 22 marcas conhecidas do mercado, com base nas respostas de mais de 4,7 mil consumidores.

A pesquisa revelou ainda que entre as marcas que menos inspiraram confiança no usuário em 2005 estão Toshiba, Hitachi, Microsoft, Gateway e LG.

Uma das conclusões do estudo é que a confiança do consumidor norte-americano diminuindo e o Forrester acredita que a razão para queda é chegada de equipamentos como PCs, HDTVs (TVs de alta definição) e MP3 players a consumidores médios, não familiarizados com tecnologia e, portanto, mais sensíveis a preços e menos fieis a marcas.

De acordo com a pesquisa, as únicas marcas que apresentaram aumento de confiança entre 2003 (quando o estudo começou a ser realizado) e o último ano foram a Apple e a TiVo, embora os consumidores não relacionem a marca Apple Computer ao iPod, tocador de música digital da fabricante.

Isso significa, de acordo com o Forrester, que o efeito iPod não necessariamente influencia as vendas de computadores Macintosh.

Outra indicação do estudo é que a Bose – marca de áudio ainda pouco conhecida pela maioria dos consumidores no Brasil – tem um forte potencial. Hoje, a empresa tem 10 milhões de usuários regulares, mas mais de 17 milhões desejam comprar produtos da marca.

Os dados do Forrester revelam ainda que, apesar do excepcional crescimento nos últimos anos, marcas sul-coreanas como LG e Samsung têm baixa confiabilidade, na opinião dos consumidores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail