Home > Dicas

Teclado virtual é seguro?

Veja dicas para utilizar o internet banking de forma adequada

Daniel dos Santos

06/04/2006 às 12h23

Foto:

Veja dicas para utilizar o internet banking de forma adequada

tecladov100x120"Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre os teclados virtuais que os bancos utilizam nas operações de internet banking para tentar aumentar a segurança. Esses teclados virtuais são mesmo seguros? Existe algum meio de descobrir o que foi digitado neles? Já foram descobertos programas espiões que capturam as informações deles? Há algum método ou programa para aumentar a segurança dos teclados virtuais?"
Mensagem enviada pelo leitor Jonas Lima, via e-mail

Para responder a essas perguntas, José Matias, gerente de suporte da McAfee, faz analogia entre os teclados virtuais e os carros. Segundo ele, esse recurso é tão seguro quanto guiar um automóvel. “Se o condutor respeita as leis de trânsito, conduz o veículo por uma estrada bem pavimentada e utiliza corretamente seus recursos, terá um bom nível de segurança”, explica.

Ao utilizar o internet banking, o usuário deve verificar se há alguma diferença visual (layout da página, por exemplo) desde a última utilização. Caso haja, deve entrar em contato com o banco. Além disso, é preciso observar se o site acessado é mesmo o do banco e não um endereço parecido. As páginas de bancos costumam ser www.nomedobanco.com.br. Se estiver diferente, desconfie. Também esteja atento à criptografia utilizada na página. No caso do banco Itaú, por exemplo, é preciso clicar com o botão direito do mouse sobre a tarja do Bankline e abrir propriedades para verificar a procedência do certificado de segurança. 

Outra medida importante é utilizar ferramentas de proteção como antivírus, firewall e anti-spyware, que podem eliminar ou barrar a ação de programas espiões como os da família PWS-Banker. Essa linha de pragas virtuais captura dados digitados no teclado e até mesmo áreas de tela ao redor do cursor do mouse. Ou seja, fotografa o movimento feito pelo mouse mostrando em quais quadrados o usuário clicou na hora de inserir sua senha no teclado virtual e envia essas informações para criminosos via internet. Saiba mais sobre ameaças que roubam informações bancárias em Fuja dos Golpes online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail