Home > Notícias

IBM cria chip blindado para portáteis

Empresa sai na frente de empresas como Intel e AMD, com o Secure Blue, que traz critografia embutida no processador

John E. Dunn para o IDG Now!*

10/04/2006 às 17h13

Foto:

A IBM anunciou nesta segunda-feira (10/04) o microprocessador Secure Blue, que oferece criptografia de dados embutida na própria placa e é compatível com dispositivos pessoais, como celulares e players de música e PDAs.

Essa criptografia promete alta segurança e atende a demanda atual por segurança em dispositivos móveis, onde cada vez mais ficam armazenadas informações estratégicas.

“Mais da metade dos dados corporativos não estão mais em servidores, mas em todos os lugares, em seu Blackberry ou em seu celular ou em seu laptop ou com os seus parceiros de negócios”, disse Charles Palmer, da IBM Research ao Financial Times. “Estes dispositivos são muito vulneráveis e estão sujeitos a abusos e ataques. Porém , com o Secure Blue, dados confidenciais não serão acessados".

O dispositivo também poderá ser usado para facilitar a evolução do que se chama de digital rights management (DRM). De acordo com a IBM, incrementar o chip com a encriptação não aumentou de forma significativa sua complexidade, pois só foi adicionado um pequeno número de circuitos na sua placa. A empresa declarou que a função também poderá ser acrescentada a chips que não sejam fabricados pela IBM, mas não dá detalhes de como isso poderá feito.

A empresa argumentou que a encriptação foi colocada nos circuitos porque "aí é o lugar mais seguro". Porém, essa tecnologia deverá aumentar a performance, mas não reduzir custos, já que, normalmente, a encriptação é incluída como um chip secundário, provavelmente caro.

O lançamento da IBM se adiantou a empresas com a Intel, que possui um sistema de encriptação de chips chamado "La Grande", e a AMD, que está disputando o primeiro lugar nesse segmento.

*John E. Dunn é editor do IDG News Service

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail