Home > Dicas

E-mails bloqueados

Como transferir a lista de remetentes indesejados de uma conta de e-mail para outra

Maria Isabel Moreira

11/04/2006 às 10h52

Foto:

Como transferir a lista de remetentes indesejados de uma conta de e-mail para outra

bloquear remetente Outlook - 250x267Com a avalanche de e-mails indesejados, é comum que muitas pessoas decidam filtrar alguns remetentes para manter a caixa de entrada mais ou menos livre de lixo. O problema é quando acontece uma troca de computador. Se você está nessa situação, saiba que não é preciso refazer todas as regras na nova máquina. Basta gravar um arquivo com essas informações e usá-la na nova instalação do programa de correio eletrônico. Para fazer isso no Outlook 2003, abra o menu Ferramentas e selecione Opções. Na guia Preferências, sob Email, clique no botão Lixo Eletrônico. Em seguida, abra a guia Remetentes Bloqueados, pressione o botão Exportar Para Arquivo e dê um nome para o arquivo. Transfira-o para o novo computador. Em seguida, refaça os passos anteriores no novo computador, clicando no botão Importar do Arquivo na guia Remetentes Bloqueados.

Outlook Express
bloquear remetente OE - 250x189Quem é usuário do Outlook Express vai ter um pouco mais de trabalho, mas pode chegar ao mesmo resultado. O inconveniente é ter de editar o Registro do Windows. Como essa operação é um tanto delicada, é recomendável fazer antes um backup do Registro. Para abrir o Registro, vá ao menu Iniciar/Executar, digite Regedit e pressione Enter. No painel esquerdo, navegue até a chave HKEY_CURRENT _USER\Identities. Você encontrará um conjunto de letras e números entre {}. Caso haja mais de um desses conjuntos de letras e números entre chaves, clique em cada um deles e confirme, no painel direito, qual mostra no campo Username a identidade que corresponda a sua conta no Outlook Express. Identificada a chave, clique nela e, em seguida, em Software|Microsoft|Outlook Express\5.0\Block Senders. Clique com o botão direito do mouse em Block Senders e selecione Exportar. Dê um nome para o arquivo com extensão REG que será criado.

Transfira este arquivo para o computador com a nova conta de e-mail. Proceda da mesma forma para abrir oRegedit e localizar a chave correspondente a sua nova conta de correio eletrônico. Para facilitar, clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção Copiar Nome da Chave. Em seguida, abra o arquivo salvo anteriormente neste segundo computador com o acessório WordPad (Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/WordPad). Vá ao menu Editar, abra a opção Substituir e, no campo Substituir Por, cole o nome da chave armazenado na área de transferência. Lembre-se, no entanto, de deixar neste campo apenas o valor que está entre as chaves, incluindo as próprias chaves. No campo Localizar, cole o valor da chave que está no documento que você salvou no computador antigo, também entre as chaves. Clique no botão Substituir Tudo para completar a troca. Em seguida, salve o documento no novo computador, feche o arquivo e, depois, dê um duplo clique nele. Quando solicitado, confirme que deseja adicionar as informações ao Registro. Para confirmar se a troca teve êxito, clique em Ferramentas/Regras de Mensagens/Lista de Remetentes Bloqueados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail