Home > Notícias

Profissão do futuro: saiba construir sites para aparecer nas buscas

Conheça o SEO, profissional que entende como funcionam os mecanismos de buscas e melhoram o resultado de seu site

Por Edson Soares, com apoio do IDG Now!

11/04/2006 às 11h11

Foto:

Hoje em dia, há quem diga que para “ser” é preciso “aparecer”. E não há vitrine mais acessível e eficaz que a internet, certo? Nem tanto. Com a aquisição de domínios acelerada e a população de blogueiros crescendo a alta velocidade, o espaço virtual ganhou dimensões gigantescas, na qual se tornar invisível é destino fácil.

Para resolver o problema surgiram os buscadores, que assumiram o papel de guias virtuais. E como as listas de resultados já se estendem por diversas páginas, ter um lugar privilegiado nos resultados de buscas se tornou grande negócio.

Mas em quais critérios esses buscadores se baseiam para hierarquizar seus resultados? Como fazer para se destacar nos resultados dos principais mecanismos de buscas? Para responder a essas perguntas surge um novo profissional: o Search Engineer Optimizer (SEO). Traduzido livremente são profissionais que entendem como funcionam os mecanismos de buscas e, de forma ética, melhoram o desempenho de uma página, seja ela de comércio eletrônico ou de um jornal na web.

Bastante procurado em países da Europa e Estado Unidos, esse profissional começa a dar as caras no Brasil. Sua missão é otimizar sites para que os mesmos ganhem destaque nos resultados orgânicos (não-pagos) dos buscadores, gerando tráfego e receitas.

Qual a razão disso? Os mecanismos de buscas estão se transformando na forma como as pessoas encontram informações na internet. Nos Estados Unidos, estima-se que 30% do tráfego de sites de notícias seja gerado por buscadores.

Para fazer isso ele precisa entender a lógica de funcionamento de hierarquização dos buscadores e coordenar alterações que tornem os sites mais amigáveis aos robôs de busca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail