Home > Notícias

Novo serviço apaga informações de notebooks roubados

Usuário pode escolher se software da Everdream criptografia ou deleta arquivos quando seu notebook ou PC roubado se conectar à web

Por Chris Mellor, para o IDG Now!*

12/04/2006 às 16h11

Foto:

A empresa Everdream lançou um serviço para apagar ou criptografia os arquivos em PCs e notebooks roubados. Mas o serviço depende na possibilidade do ladrão ser desleixado o suficiente para conectar a máquinas à internet sem que desinstale o software do disco rígido antes.

O aplicativo da Everdream é implementado como um agente no PC ou notebook. Quando o aparelho é roubado e se conecta à web, o agente acessa o centro de controle da Everdream e envia uma série de coordenadas de rede sobre sua localização.

Este "gatilho" faz com que o centro de controle automaticamente ecripte ou delete arquivos no aparelho roubado. Clientes do Serviço de Recuperação de Roubos da Everdreams definem se os arquivos serão apagados ou criptografados e quais dados serão alvo da ação.

Esse serviço é uma adição dos já existentes serviços de gerenciamento de PCs corporativos da Everdream para ações como backups online.

A companhia diz que as informações sobre a localização de rede podem ajudar os oficiais responsáveis no rastreamento do notebook roubado. No Reino Unido, há um debate sobre se a polícia conseguir fazer algo a não ser oferecer um número de referência para os ladrões se um PC for roubado.

Se um ladrão formata o disco rígido do PC ou notebook roubado o serviço não funcionará, assim como se o ladrão não se conectar à internet em nenhuma ocasião, o que não permitiria a conexão com o centro de controle da companhia.

A Everdream não diz como o ladrão é reconhecido pelo software. O serviço custa seis dólares por computador por mês nos Estados Unidos e 5 libras no Reino Unido.

*Chris Mellor é repórter do TechWorld, em Londres.de TI, acontecerá no dia 14 de junho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail