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Estudo: 90% só consideram as 3 primeiras páginas de buscas

Pesquisa da Júpiter Research afirma que usuários mudam rápido de buscador ou termo pesquisado se não encontra o que quer

Por Edson Soares, com apoio do IDG Now!

12/04/2006 às 15h57

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A maioria das pessoas que usam sites de buscas espera encontrar o que procura entre os resultados listados na primeira página.

Os usuários também tendem a ver no máximo três páginas antes de desistirem da pesquisa, de acordo com pesquisa conduzida pelo Júpiter Research e patrocinada pela iProspect.

Entitulado “iProspect Search Engine User Behavior Study” (veja arquivo no formato PDF), o estudo afirma que 62% dos usuários clicam em algum link da primeira página de resultados exibida. Em 2002, esse percentual era de 48%.

Entre as três primeiras páginas de resultados, a fatia de usuários que clicam em algum resultado sobe para 90% dos entrevistados. Em 2002, esse percentual correspondia a 81% dos usuários.

Quando não encontram o que buscam logo na primeira página, 41% dos internautas mudam o sistema de busca utilizado ou alteram o texto digitado no campo de pesquisa.

A pesquisa, que levou em conta respostas de 2.369 usuários nos Estados Unidos, também afirma que um terço dos usuários que fazem uso dos buscadores associam os resultados da primeira página às maiores empresas e marcas.

A pesquisa ratifica a tendência de otimização de sites para serviços de buscas, segundo a qual para ganhar tráfego na web é preciso estar bem colocado entre os resultados dos buscadores.

Para conseguir tal façanha profissionais chamados SEO (Search Engineer Optimizer) adotam técnicas de melhoria na arquitetura, programação e conteúdo dos sites visando torná-los mais “legíveis” aos robôs de rastreamento dos buscadores.

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