Home > Notícias

Brasil Telecom finaliza testes com telefone convergente

Primeiros produtos da operadora que aliam telefonia fixa, móvel, Bluetooth e Wi-Fi chegam ao mercado no fim do semestre

Por Redação do Computerworld

12/04/2006 às 15h52

Foto:

A Brasil Telecom concluiu nesta semana os testes com terminais convergentes de telefonia fixo-móvel. Desta vez, a tecnologia utilizada foi o SIP/Wi-Fi com terminais da UTStarcom. A idéia é comercializar os novos produtos no fim do primeiro semestre, segundo informa Francisco Santiago, vice-presidente de operações.

A solução desenvolvida pela Brasil Telecom com o terminal convergente utiliza as redes de telefonia fixa e móvel, dependendo de onde o usuário estiver. A solução garante, além de mobilidade e comodidade, redução de custos para pessoas físicas e empresas.

Segundo a operadora, o terminal convergente que será oferecido ao mercado é um aparelho convencional, semelhante a alguns já disponíveis. Nos locais onde houver pontos de acesso à rede fixa, as chamadas serão encaminhadas para esta rede, automaticamente. O direcionamento poderá ser feito de forma transparente para o usuário, isto é, se desejar, ele não precisa se preocupar com a seleção da rede.

Na solução testada e aprovada pela Brasil Telecom, o ponto de acesso pode ser acoplado a linhas fixas convencionais, a linhas ADSL e a equipamentos de PABX. O celular pode ser usado em casa ou no trabalho, via rede fixa. Se a solução estiver no PABX da empresa, os empregados poderão, por exemplo, fazer chamadas entre si discando como se fosse um ramal fixo.

As tecnologias de comunicação sem fio entre o aparelho celular e o ponto de acesso já testadas e aprovadas pela Brasil Telecom são o Bluetooth classe 1 (que alcança até 100 metros) e o Wi-Fi. No primeiro caso, o Access Point é instalado pelo cliente em seu escritório ou residência. Com o Wi-Fi, o usuário pode ampliar seu raio de uso para todos os locais públicos onde a tecnologia estiver disponível, como aeroportos, shoppings, hotéis, centros de convenções, restaurantes e empresas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail