Home > Notícias

Microsoft barrará nova interface gráfica do Vista em cópias piratas

Empresa anuncia que interface Aero, responsável por efeitos gráficos e animações 3D no novo sistema, será restrita a cópias legítimas

Por Matt Broersma, para o IDG Now!*

13/04/2006 às 13h54

Foto:

A Microsoft está planejando interligar o Aero, sofisticado sistema de gráficos do Windows Vista, ao seu programa antipirataria Genuine Advantage, de acordo com um guia preliminar para o Vista publicado nesta semana no site da empresa.

O Aero também só será embarcado em versões mais caras do Windows e precisará de uma configuração potente de hardware, de acordo com o guia.

A Microsoft disse que o documento não está finalizado. No entanto, a empresa confirmou que o Aero funcionará apenas com um cadastro no Genuine Advantage. O Windows Genuine Advantage permite que a Microsoft verifique se o cliente comprou um software legítimo.

O Aero também oferece funções como efeitos de vidro transparentes para pastas, mudanças 3D em janelas e barras de tarefas com efeitos animados.

Junto com o estonteante número de diferentes níveis do sistema operacional Vista, a Microsoft também está planejando oferecer quatro diferentes maneiras de exibir sua interface, com o Aero no topo da lista, de acordo com o documento.

Todas as versões terão o modo "Classic", que não precisa de nenhuma configuração específica de hardware e mimetiza o visual do Windows 2000. Computadores menos potentes e a versão Starter do Vista para países em desenvolvimento também poderão rodar a interface de usuários "Basic".

Na categoria média, está a interface "Standard", que precisa das mesmas especificações que o Aero por usar o mesmo novo sistema Windows Driver Dusplay Mode (WDDM). O modo "Standard" não poderá rodar na edição Starter do Vista, e é focado em usuários da versão "Basic" do sistema que estejam pensando em comprar um hardware mais sofisticado.

O Aero estará disponível apenas nas versões "Home Premium", "Business", "Enterprise" e "Ultimate" - os sistemas "Starter" e "Home Basic" não contam com a configuração, de acordo com o documento.

Além do programa Genuine Advantage, o Aero também pedirá que o monitor do PC suporte o aplicativo DirectX 9 com o Pixel Shader 2.0 em hardware, 32 bits por pixel e suporte ao WDDM, segundo o documento.

O sistema precisará entre 64 MB e 256 MB de memória destinada a processamento gráfico para rodar com todas suas funções.

O guia de 313 páginas com as funções do Vista foi oferecido a membros do programa Parceiro de Adoção Tecnológica da Microsoft, e foi publicado em um blog do empregado da companhia Fred Pullen. Na terça-feira, Pullen removeu o link para o documento por pedido da Microsoft.

"Mesmo que eu tivesse permissão de um dos patrocinadores para publicar o Windows Vista Product Guide para o site da Comunidade TS2, o documento não está pronto ainda para consumo público e por isso o retiramos", escreveu Pullen.

*Matt Broersma é editor do TechWorld, em Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail